29 DEZ 2023
SAÚDE
COVID-19 Marília atende Ministério da Saúde e oferece segunda dose da vacina bivalente para idosos
Idosos maiores de 60 anos de idade e pessoas acima dos 12 anos imunocomprometidas poderão se vacinar em qualquer unidade de saúde
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, atualizou os estoques em todas as unidades de saúde para a aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 para idosos maiores de 60 anos de idade e pessoas acima dos 12 anos imunocomprometidas, que tenham recebido a mais recente dose do imunizante há mais de seis meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS).

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família, das 7h às 17h, ou na Unidade Melhor Horário ( Nova Marília), das 17h às 22h

O Ministério da Saúde divulgou em dezembro uma nova recomendação de segunda dose com a vacina bivalente em Nota Técnica, visando ampliar as coberturas vacinais da população mais propensa a desenvolver formas graves em caso de infecção pelo coronavírus.

A decisão do Ministério da Saúde é uma estratégia preventiva após a identificação de duas novas sublinhagens (a JN.1 e a JG.3) de uma variante do coronavírus no Brasil, inicialmente nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Para aquelas pessoas que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, segue a mesma recomendação: hoje recomendada para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose. Para demais idades, permanecem as orientações da vacina disponível para toda a população elegível acima de 6 meses de idade, conforme o Informe Técnico Operacional de Vacinação contra Covid-19.

A partir de 2024, a imunização contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo contará com 3 doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: 1ª dose para a 2ª dose: intervalo de 4 semanas; e 2ª dose para a 3ª dose: intervalo de 8 semanas. A criança que tiver tomado as três doses este ano, não vai precisar repetir doses em 2024.

Adultos de grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua, vão receber anualmente uma nova dose da vacina.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024