11 JAN 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CadÚnico de Marília ampara 62 mil pessoas e balanço anual de atendimento aponta maior alcance de famílias em 2023, informa Secretaria da Assistência Social
Para o prefeito Daniel Alonso, 2023 foi um ano decisivo para as pessoas que sofreram com a pandemia. “No pós-pandemia, aqueles que não conseguiram se reestruturar, contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília”, salientou
A Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através da equipe do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), têm dado ênfase aos contatos individuais para alcançar o maior número possível de beneficiados pelos Programas Socioassistenciais do Governo Federal. Os cadastros são mantidos atualizados e os saques dos benefícios podem ser concluídos. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, atualmente, usufruem do benefício em Marília o número recorde de 62 mil pessoas. Em comparação com 2018 (ano de menor índice) houve um acréscimo de 19 mil beneficiários.

“O aumento dos inscritos no CadÚnico deu-se também, além dos fatores sociais, pela consequência da pandemia que gerou inúmeros desempregos e pela concentração dos demais benefícios assistenciais no CadÚnico.Hoje se cadastram também os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Carteira do Idoso, o que já gerou um atendimento de mais cinco mil famílias”, informou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno.

Conforme observou a coordenadora do CadÚnico de Marília, Angela Cruz, “é importante fazer o contato direto e individual com a população para manterem o cadastro do CadÚnico sempre atualizado para que não haja o cancelamento do benefício”, afirmou. O contato, explicou Angela Cruz, vem sendo priorizado, bem como as orientações e os encaminhamentos que a população recebe nos Cras, que são Centros de Referência em Assistência Social, distribuídos pelas regiões de Marília.

É importante destacar que uma nova etapa de integração entre Cadastro Único e CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) ocorrerá a partir de 26 de janeiro de 2024. O novo povoamento atualizará dados de renda das famílias em processo automatizado, a partir da incorporação de rendas identificadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e Cadastro Único (Sagicad). Todo o processo é realizado pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) e atualizará (ou corrigirá) a renda das famílias, valores de salários ou benefícios das pessoas cadastradas. Durante a integração, o sistema do Cadastro Único estará inoperante nos dias 13 e 14 e de 26 a 29 de janeiro.

Em Marília o setor do CadÚnico fica localizado na avenida Nelson Spielman, nº 1.294 (bairro Palmital), telefone (14) 3434-1840. A porta de entrada para orientações sobre o CadÚnico e demais serviços de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é o Cras. Os centros oferecem serviços do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que tem o objetivo de acompanhar e fortalecer a convivência de famílias e da comunidade.

A coordenadora do Cras ‘Rosa Modelli’, Angela Mozini, destacou a importância da procura dos centros de Assistência Social nas orientações necessárias à população para o acesso aos benefícios. “A população que mais precisa acessar os serviços assistenciais, que são pessoas em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria, não tem conhecimento sobre seus direitos. O Cras está presente no território justamente para acolher, acompanhar e orientar as famílias”, disse.

Na opinião do prefeito de Marília, Daniel Alonso, o ano de 2023 foi decisivo àqueles que sofreram com a pandemia. “No pós-pandemia, quem não conseguiu se reestruturar contou com o atendimento das unidades assistenciais, que prontamente orientaram e encaminharam ao CadÚnico. Dessa forma, todos puderam ter assegurados os benefícios oferecidos pelo Governo Federal. O CadÚnico tem feito um excelente trabalho contatando os beneficiários para que mantenham seu cadastro atualizado e não venham, eventualmente, a perder os auxílios”, afirmou.

Atualmente a cidade de Marília possui seis unidades de Cras. A seguir, confira os endereços e respectivos telefones dos centros de referência.

Cras Leonel Brizola
Rua Urias Avelino de Moraes, nº 921
Bairro Leonel Brizola

Cras Santa Antonieta