26 JAN 2024
EMDURB
Radares em Marília salvam vidas, reduzem acidentes e realizam o combate à criminalidade
Mais um veículo furtado foi recuperado graças à tecnologia dos dispositivos que realizam o monitoramento do trânsito
Além de salvar vidas e reduzir drasticamente os índices de acidentes de trânsito no perímetro urbano de Marília, que são os principais objetivos da Empresa de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) com o sistema, os radares de controle de velocidade também continuam efetivos como ferramentas de apoio à segurança pública e combate à criminalidade.

Prova disso, mais uma vez, foram duas ocorrências da Polícia Militar registradas esta semana, com três indivíduos fora da lei presos e realizada a apreensão de mais um veículo furtado que estava transitando pelas ruas de Marília.

Os radares possuem um dispositivo que detecta veículos em situação ilegal transitando pela cidade e alerta de imediato os órgãos de segurança pública.  No ano passado, um veículo Jeep Renegade, ano 2020, roubado em São Paulo, foi flagrado ao passar pelo sistema de monitoramento de um radar instalado na Avenida Castro Alves, zona norte de Marília. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o condutor em flagrante por receptação.

Outro veículo ‘dublê’ (um Hyundai I30 ano 2011) que estava sendo monitorado foi apreendido pela Polícia Militar na zona sul da cidade. O condutor foi conduzido e autuado na CPJ. Esta semana, um homem que estava sendo procurado pela Justiça de Presidente Prudente foi preso pela Polícia Militar após ter seu veículo detectado por um radar instalado na avenida Sampaio Vidal, em Marília.

Em outro caso, um veículo Fiat Uno, ano 1995, furtado, foi flagrado por radar quando estava transitando pela avenida Tiradentes. Imediatamente foi dado caráter geral e a Polícia Militar localizou e interceptou o carro no Bairro Fragata; Dois ocupantes foram presos em flagrante e o veículo devolvido à vítima do furto.

O prefeito Daniel Alonso ressaltou a efetividade dos equipamentos eletrônicos instalados na cidade. “Evidente que ninguém gosta de ser autuado, mas o respeito às regras de trânsito evita esse dissabor e contribui de forma decisiva para a redução de acidentes e vítimas no trânsito de Marília. Quanto ao fator segurança pública, os radares já apresentam bons resultados com a retirada de circulação de veículos de origem ilícita”, afirmou.

“Sistema parceiro das Polícias”

O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, afirmou que a função dos radares como apoio à segurança pública traz mais tranquilidade à população. "Um sistema parceiro das polícias no combate à criminalidade, de forma ágil e efetiva que resulta em prisões em flagrante, como as realizadas pela Polícia Militar", observou.

"Segurança no trânsito e segurança pública em geral são fundamentais na garantia de boa colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios e nesse sentido Marília vai se projetando como uma das cidades mais seguras do Estado", afirmou o Dr. Valdeci.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024