01 ABR 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília dobra número de veículo para nebulização e inclui mais bairros na programação do serviço de combate à dengue
Serviço coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde continuará sendo feito em bairros da zona Norte e escolas da cidade
A Prefeitura Municipal de Marília segue ampliando o número de bairros atendidos com a nebulização contra a dengue e passará a contar com duas frentes de serviço utilizando equipamento acoplado a veículo - conhecido pela sigla NAV. Nesta terça-feira, dia 2 de abril, o bairro Alto Cafezal, na região Central, começa a receber o produto contra o mosquito Aedes aegypti às 19h30, e outras duas áreas entrarão na programação na próxima semana.

A área do Alto Cafezal tem aproximadamente um quilômetro quadrado e fica compreendida entre a avenida Santo Antônio e as ruas Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, 9 de Julho e dos Crisântemos. Já as outras áreas estão sendo avaliadas junto a Secretaria Estadual da Saúde, órgão que controla e fornece ao Município o produto para a nebulização.

“Estamos ampliando as frentes de serviço para um resultado mais rápido e efetivo contra a dengue. Peço, mais uma vez, a colaboração dos marilienses pois a nebulização mata só o mosquito já desenvolvido, que está voando. Ela não mata as larvas que estão dentro dos vasos, garrafas e outros criadouros. Então, se nem todo mundo ajudar, é questão de tempo a dengue voltar a aparecer na região nebulizada”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.

Outras frentes

A outra NAV está passando por bairros da zona Norte. São três áreas nomeadas com as cores: Verde - Parque das Nações; Vermelho - Jardim Sancho Floro da Costa, Jardim Liliana, Jardim Renata e Jardim Santa Antonieta; Azul - Parque Residencial Julieta. Cada área receberá a nebulização uma vez por semana nesta sequência: verde, vermelho e azul. (ver no mapa).

Já o serviço nas escolas é realizado com bomba costal, das 17 às 21 horas, para que não ocorra prejuízos às aulas, considerando que não pode haver pessoas no prédio no momento da aplicação do produto. Todas as unidades de ensino municipais, estaduais e até particulares em Marília receberão a aplicação.

Orientações

As orientações são para que os moradores abram bem as portas e janelas, para que a nebulização consiga atingir todos os locais que possam ser criadouros ou esconderijos do mosquito Aedes aegypti, agente vetor da dengue. É indicado que sejam retiradas as roupas do varal e que cubram bem os alimentos. É preciso ainda ter um cuidado especial com os animais de estimação, retirando os recipientes de água e alimentos. No caso dos pássaros, é recomendado que as gaiolas sejam cobertas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024