09 ABR 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde realizam Dia-D de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 13
Oito unidades básicas de saúde estarão abertas das 8 às 13 horas para aplicação também de doses contra a covid-19 e vacinas de rotina
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde vão realizar o Dia-D de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 13 de abril de 2024. O público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde para campanha poderá receber a imunização contra o vírus em até oito unidades básicas de saúde (UBS).

As salas de vacinas estarão abertas das 8h às 13 horas nas UBS Chico Mendes, Nova Marília, Alto Cafezal, Cascata, Costa e Silva, Santa Antonieta e Jardim Maracá, além das USFs São Miguel I e São Miguel II. Além da campanha contra a gripe, o atendimento de vacinação atenderá o público-alvo da campanha contra a covid-19 e aplicará vacinas de rotina para atualização do esquema vacinal de todos os moradores, como as vacinas contra a poliomielite e a febre amarela.

Público-alvo gripe

O público-alvo é definido por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de Segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Público-alvo covid

Atualmente, o Ministério da Saúde estabelece que o público-alvo é formado por idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Tais grupos devem receber uma dose de reforço com a vacina bivalente a cada seis meses.

Já o restante dos grupos devem retomar a vacina anualmente. Entre esses grupos estão pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas comorbidade, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Óbito

De acordo com as informações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, a cidade registrou a 11ª morte por covid em 2024. Trata-se de um paciente do gênero masculino, de 84 anos de idade, portador de doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, acamado, segundo notificação hospitalar. Os sintomas surgiram em 24 de março de 2024 e o paciente veio a óbito em 28 de março de 2024. O paciente recebeu 5 doses da vacina contra covid.

Foto Divulgação

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024