02 MAI 2024
Associação Okinawa realiza 67º Undokai com apoio da Prefeitura de Marilia.
Festa que une gerações e estimula a prática de exercícios físicos acontece na sede campestre do Nikkey Clube de Marília durante todo o feriado de 1º de maio

Com amplo apoio da Prefeitura Municipal de Marília, a Associação Okinawa promove neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, a 67ª edição da gincana cultural e esportiva Undokai. Uma das mais longevas festas realizadas no Interior do Estado de São Paulo, principalmente na região Centro-Oeste, a atividade reúne gerações de descendentes japoneses vindos da ilha de Okinawa. A abertura do 67º Undokai, realizada na manhã desta quarta-feira, contou com as presenças de autoridades, com destaque ao prefeito de Marília, Daniel Alonso.

“A longevidade e o vigor dos descendentes dos japoneses vindos de Okinawa deveriam ser estudados, inclusive através de um trabalho por parte da própria imprensa nacional. Muitos dos descendentes de Okinawa que escolheram Marília para viver e constituir suas famílias continuam em plena atividade física, inclusive prestigiando esta 67ª edição do Undokai”, declarou o chefe do Poder Executivo ao discursar na cerimônia de abertura do evento. Daniel Alonso ficou, inclusive, responsável pelo hasteamento da Bandeira Nacional. Vereadores, a exemplo de Marcos Santana Rezende (PSD), Eduardo Nascimento (Republicanos) e Dr Elio Ajeka (PP), também compareceram. O presidente do Nikkey Clube e ex-vereador Silvio Harada compareceu e, ao discursar, explicou que a palavra undokai, em japonês, significa encontro para exercícios físicos.

O lema da 67ª edição do Undokai, conforme informou o presidente da Associação Okinawa de Marília, Beto Tukasan, foi inspirado numa frase que é exibida a cada quatro anos na ilha de Okinawa, quando acontece um grande evento cultural e esportivo. “Somos todos irmãos! Estes são os dizeres que Okinawa escreve nas faixas que recepcionam as comitivas que vêm de outras nações, inclusive do Brasil”, comentou o presidente.

A Comissão organizadora e as autoridades presentes ressaltaram e agradeceram todo o apoio que a Prefeitura Municipal de Marília, através do prefeito Daniel Alonso e seus secretários municipais, proporcionou para que o 67º Undokai pudesse ser realizado. Conforme ponderou o prefeito Daniel Alonso, a gincana cultural e esportiva da Associação Okinawa é uma das mais longevas festas da cidade de Marília. “Realmente não há outra atividade que ocorra há quase 70 anos em nossa cidade e por isso todos os voluntários, toda a Associação Okinawa, estão de parabéns”, considerou. O chefe do Poder Executivo esteve nas barracas cumprimentando os voluntários e também nas arquibancadas do campo de beisebol do Nikkey conversando com o público presente.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024