A cidade de Marília realizará, no próximo dia 24 de maio, a Conferência Municipal LGBTQIAPN+, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. O evento será presencial, com início às 8h, no espaço CEEJA, localizado na rua Vinte e Quatro de Dezembro, 162, no bairro Barbosa. A recepção aos participantes será feita com um café da manhã de boas-vindas.
A conferência tem como objetivo promover um amplo debate sobre os direitos da população LGBTQIAPN+, colher propostas e consolidar diretrizes que servirão de base para a criação de uma política nacional sólida e um plano de ação efetivo.
Aberta a toda a sociedade, a iniciativa busca reunir representantes de diferentes segmentos para dialogar e propor soluções que fortaleçam a cidadania e os direitos humanos. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia etapa fundamental para a organização dos grupos de trabalho e da plenária final. Aqueles que não conseguirem se inscrever com antecedência terão a opção de realizar a inscrição presencialmente nos primeiros 30 minutos do evento.
A programação contará com palestras iniciais do Conselho Regional de Psicologia (CRP), da Defensoria Pública e do NUDIVERSIS (Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero), que darão início às discussões. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos de trabalho por eixo temático, onde serão elaboradas propostas que seguirão para a plenária final. Ao término, serão eleitos os delegados que representarão Marília na etapa estadual da conferência.
De acordo com o Conselho Municipal de Políticas LGBTI+ de Marília, o evento representa um marco importante para o município. Além de possibilitar um diagnóstico local sobre a realidade da população LGBTQIAPN+, a conferência fortalece a participação social, amplia o diálogo com o poder público e contribui para a construção de políticas públicas mais justas e eficazes. As propostas elaboradas em Marília serão levadas às etapas estadual e nacional, garantindo que as necessidades da cidade estejam presentes na formulação da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.
A realização da conferência reforça o compromisso de Marília com a promoção da igualdade, o enfrentamento à violência e a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Foto: Divulgação