O Encontro de Apoio Técnico tratou de Ações de Vigilância Socioassistencial para a Busca Ativa
A Prefeitura de Marília, por meio da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, participou na última quinta-feira, 16 de outubro, do 4º Encontro de Apoio Técnico referente ao Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial no estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS), com apoio da Escola de Desenvolvimento Social (EDESP).
O evento, realizado no município de São Carlos, faz parte de uma série de encontros nos quais participam diversos municípios paulistas e cujo objetivo é fortalecer a Vigilância Socioassistencial no Estado. O tema do encontro foi a Vigilância Socioassistencial e a busca ativa.
Representando o município de Marília, participaram Marcelli Kulike e Veridiana Aparecida da Silva.
Busca ativa é um instrumental do Trabalho Social nos serviços assistenciais e tem como objetivo a identificação de situações de vulnerabilidade e risco social; inclusão e atualização cadastral; identificação dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GTPE) e oferta de serviços e benefícios socioassistenciais, conforme explanado nas apresentações ocorridas no evento. Nesse contexto, a Vigilância Socioassistencial tem como atribuição produzir e sistematizar informações sobre as condições de vida das famílias, seus contextos comunitários e os territórios onde vivem. Realiza o mapeamento e analisa as situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identifica as demandas, recursos e potencialidades existentes nesses territórios para orientar a atuação da rede de proteção social.
“Os ganhos obtidos com a busca ativa vão desde a fomentação da proatividade da política de assistência social à consumação de ações que previnem a ocorrência de vulnerabilidades e riscos sociais, que restaurem os direitos violados; fortalece e qualifica a vigilância socioassistencial; e assegura que a proteção social seja capaz de chegar onde os mais vulneráveis estão,” destacou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera.
Ainda de acordo com a secretária Hélide, o Município continua com o plano de capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais. “Conhecer as pessoas e os territórios auxilia, enormemente, para ampliação da política pública na proteção e garantia de direitos dos munícipes, sendo primordial no trabalho que desenvolvemos em Marília".
Para a assistente social da Vigilância Socioassistencial de Marília, Veridiana Aparecida da Silva, a busca ativa é uma ferramenta essencial da proteção social. "Por meio dela obtemos informações sobre o território, contribuindo para o planejamento das ações de forma mais assertiva, visando a prevenção de situações de vulnerabilidades, além de possibilitar um maior conhecimento sobre as potencialidades tanto do território quanto das famílias que ali vivem", explicou.
Os temas desenvolvidos nos Encontros de Apoio Técnico foram projetados para proporcionar experiências e conhecimentos que contribuirão para o aprimoramento das políticas públicas de Assistência Social por meio do monitoramento de problemas sociais vividos pela população atendida e auxiliando no planejamento de ações e na melhoria contínua dos serviços. A proposta é fomentar a produção de informações qualificadas que possam subsidiar o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações voltadas ao fortalecimento da política de Assistência Social no Estado.
O encerramento dos encontros ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, na cidade de São Paulo.
Fotos: Divulgação