Diálogo com a sociedade civil é fundamental para a discussão de propostas e promoção de direitos
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, apoiou a realização da 2ª Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada na sexta-feira (23) com discussões para fortalecer as políticas de igualdade racial do município.
Com participação de representantes dos municípios de Tupã e Bastos, o evento contou com a presença de lideranças negras, indígenas e de religiões de matriz africana, representantes do Poder Executivo e ativistas, dentre outros.
Convocada por Decreto Municipal do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), a conferência teve por objetivo discutir e articular propostas de políticas públicas voltadas ao enfrentamento ao racismo e à promoção dos direitos da população.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência faz parte da etapa preparatória para a conferência nacional e reafirma o compromisso do município de Marília com uma sociedade plural, inclusiva e livre de desigualdades étnico-raciais. A organização do evento contou com uma comissão paritária composta por representantes do poder público e da sociedade civil, garantindo um espaço de escuta e participação efetiva da população.
Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, a conferência é um espaço de escuta ativa. “A 2ª Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial foi um momento importante para reafirmar compromissos, ouvir a sociedade e construir, de forma coletiva, um futuro com mais dignidade e justiça social para todos”.
Após a leitura do regimento interno da conferência, foi proferida Palestra Magna com a participação de Vanessa Lima, gestora escolar com pós-graduação em História e Cultura afro; psicopedagoga, neuropsicopedagoga, selecionada pelo Projeto Ubuntu – Vetor como Liderança Negra no setor Público do Brasil.
A segunda fala foi feita por Luciana Santos, mestranda em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp especialista em Arte e Educação.
Durante o encontro, os participantes debateram três eixos temáticos que guiaram a formulação de propostas:
- Democracia: fortalecer a participação política e social da população negra e de matriz africana nos espaços de decisão;
- Justiça Racial: garantir o acesso à justiça, aos direitos humanos e às políticas públicas que enfrentem as desigualdades raciais;
- Reparação: implementar ações reparatórias que promovam a inclusão socioeconômica, valorizem a cultura afro-brasileira e preservem a memória histórica.
Após a apresentação das propostas debatidas nos grupos, foram definidos os delegados que representarão o município na etapa estadual.
“Esta conferência representa um espaço essencial de diálogo, reflexão e proposição de políticas públicas que fortaleçam a luta contra o racismo estrutural e promovam equidade racial em nossos territórios. Agradecemos a presença e o compromisso de todos os envolvidos e desejamos que as reflexões e decisões de hoje se tornem sementes de transformação para uma sociedade verdadeiramente democrática, reparadora e justa,” ratificou a presidente do Conselho da Igualdade Racial de Marília, Eliza Aparecida Santos.
Fotos: Divulgação