28 MAR 2018
Secretaria da Cultura apresenta show de trio Retrato Brasileiro

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza nesta sexta-feira (30), o show “Suítes Brasileiras” – com o trio Retrato Brasileiro, no Teatro Municipal, às 19h. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.

Formado no Departamento de Música da Unicamp em 2015 por Gabriel Peregrino (vibrafone), Guilherme Sakamuta (guitarra), e Théo Fraga (baixo acústico), o grupo surgiu com a proposta de pesquisar e redescobrir a obra de diversos segmentos da música brasileira. Revivendo obras esquecidas e propondo novos arranjos, buscam fazer uma ponte entre a música popular e a música de concerto.

O repertório inclui desde compositores mais eruditos como Radamés Gnattali, Heitor- Villa-Lobos e César Guerra-Peixe, até nomes mais ligados a música popular, como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Moacir Santos, entre outros.

Com a inovadora formação camerística, o trio apresenta arranjos que misturam a escrita minuciosa e artesanal ligada à música erudita com momentos de espontaneidade e improviso comuns na música popular.

Os arranjos também buscam explorar os coloridos sonoros que a combinação do vibrafone, baixo acústico e guitarra proporcionam.

Composições sinfônicas, obras para piano, temas e canções da música popular brasileira ganham uma sonoridade nova, viva e elegante. Assim, o trio leva ao palco o universo musical do nosso país, colocando lado a lado compositores de diferentes estilos, épocas e linguagens.

O grupo estreou na segunda edição do Festival Imagine Brazil 2016, realizado pelo projeto Guri no Estado de São Paulo, com incentivo do ProAC.

O trio venceu por unanimidade do júri, que apontou: “Muito musicais e ótimos instrumentistas; arranjos criativos e sofisticados; riqueza de interpretação. O trio rompe muito bem a fronteira entre o erudito e popular”.

Em 2017 o Trio segue se apresentando, preparando-se para gravar o primeiro disco e para disputar a final internacional do Imagine Festival na Europa.

SUÍTES BRASILEIRAS

O projeto de estreia do trio Retrato Brasileiro nasceu de uma pesquisa no universo da música brasileira, buscando explorar os limites entre a música erudita e popular.

O espetáculo está centrado no desenvolvimento da forma “suíte” na música brasileira. Amplamente utilizada na música erudita, a suíte é uma peça em que cada movimento trabalha um ritmo ou dança diferente.

No Brasil, os compositores se valeram de nossos ritmos e danças populares, dando um caráter inovador para essa forma secular. O trio adapta desde obras orquestrais até peças de piano para a sua formação, obtendo um resultado sonoro que expandem as possibilidades da peça.

O repertório inclui a suíte Retratos (1956), de Radamés Gnattali, uma das obras mais emblemáticas do compositor. Dedicada a um dos maiores solistas da música popular brasileira, Jacob do Bandolim, a suíte foi escrita com o objetivo de homenagear grandes compositores do universo do choro.

Originalmente escrita para orquestra de cordas, regional e bandolim solista, essa obra é um grande marco na história do choro. A adaptação do trio busca valorizar a escrita do compositor ao mesmo tempo que explora o caráter improvisado das rodas de choro.

A segunda suíte, “No Estilo Popular Urbano” (1987), de César Guerra-Peixe, se constrói sob uma perspectiva semelhante. O compositor sintetiza na música a efervescência cultural dos centros urbanos, em especial do Rio de Janeiro.

Na mesma peça temos dois choros e uma valsa, o drama do nordestino que migra para o sudeste com o baião “Falso Pau-de-Arara” e uma sonoridade mais ligada a música do século XX, que perpassa todos os movimentos. Originalmente escrita para piano, Guerra-Peixe junta um vocabulário musical moderno com a cultura brasileira.

Para completar o repertório, o grupo interpreta diversos compositores brasileiros que dialogam com esse contexto musical: Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Villa-Lobos, entre outros.

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
17 ABR 2024 - 11h30
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios
Noticia secretaria-municipal-da-cultura-de-marilia-exibe-durval-discos-nesta-quinta-feira-dia