28 JUL 2017
SAÚDE
Caps Infantil Catavento promove ‘Arraía’ para integrar crianças e adolescentes atendidos

A quinta-feira (28) foi dia de festa e integração para as crianças e adolescentes atendidas pelo Caps Infantil Catavento (Centro de Atenção Psicossocial), serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, especializado em saúde mental. Festa julina integrou pacientes, familiares e funcionários. A atividade tem caráter terapêutico e promove a convivência.

Decoração e pratos típicos, músicas tradicionais e os elementos culturais das festas de junho/julho não faltaram ao evento. A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, prestigiou o encontro e ressaltou o trabalho realizado pela equipe.

Nesse espaço trabalha uma equipe comprometida com a saúde destas crianças. Estamos em um momento muito importante de reestruturação da rede de saúde mental em Marília e o cuidado com nossas crianças e adolescentes é uma das prioridades”, disse a titular da pasta.

A supervisora do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, lembra que, nesta área de atuação, os desafios são imensos. “Os estigmas ainda são muito presentes em nossa sociedade. Há uma luta histórica pela estruturação destes serviços, que também sofrem algum tipo de estigma, até a sua consolidação”, disse a profissional.

ATIVIDADES

A psicopedagoga Sátia Regina Alves de Almeida, chefe da unidade, explica que, entre as atividades desenvolvidas, estão o atendimento individual e/ou em grupo ao atendimento familiar e visitas domiciliares e escolares. São promovidas ainda atividades de inserção social, oficinas terapêuticas, atividades socioculturais e esportivas.

O serviço conta atualmente com doze profissionais, sendo uma psicopedagoga, uma enfermeira, um terapeuta ocupacional, uma psicóloga, um assistente social, duas fonoaudiólogas, quatro técnicas de enfermagem e uma auxiliar de serviços gerais. O próximo passo será a contratação de um médico psiquiatra infantil, o que deve ocorrer no concurso público previsto para este ano.

O atendimento pode ir de recém-nascidos a adolescentes de 17 anos e onze meses. O acompanhamento, explica Sátia, pode se estender até os 24 anos e onze meses (adolescência tardia).

O acesso ao Capsi Catavento é feito através das unidades de Saúde do município. A unidade está localizado na rua Alcides Nunes, 1.100, no Parque São Jorge. O telefone é o 3417-4712.

Foto: Júlio César de Carlis