01 JUN 2016
SECRETARIAS
Centro de Reabilitação Lucy Montoro realiza Exposição Feng Shui

Acontece no saguão de entrada do Centro de Reabilitação Lucy Montoro no dia 1º de junho, quarta-feira, às 10h, a Exposição Feng Shui, com painéis em acrílico produzidos por pacientes e funcionários durante Oficina Terapêutica ministrada pelo artista Dagoberto Corrêa.

A mostra, que conta com apoio da Secretaria da Cultura, permanece no Centro de Reabilitação até dia 3 de junho, seguindo logo após, ao Esmeralda Shopping, onde fica em cartaz de 6 a 12 de junho.

Partindo da prerrogativa de que a satisfação pessoal são indicadores de extrema importância para a busca da felicidade, Dagoberto Corrêa apresenta uma nova proposta de trabalho voluntário, desta vez desenvolvendo oficina de artes junto à equipe de terapeutas ocupacionais na recém-criada Oficina Terapêutica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília. Dagoberto, atuou vários anos como voluntário no Projeto HumanizaSUS, na Faculdade de Medicina de Marília, e desta vez apresenta uma proposta inédita oferecendo oficina de trabalhos Feng Shui pela primeira vez em seus cursos.

Há mais de 10 anos trabalhando e expondo neste tema, agora optou por passar sua arte a outras comunidades, em especial aos pacientes e funcionários desta instituição. Trata-se de pacientes com alguma limitação física ou intelectual, que durante alguns meses desenvolveram este trabalho, estimulando não somente a socialização entre eles, mas desenvolvendo técnicas adequadas às limitações de cada um.

Um dos maiores objetivos da oficina foi fornecer um caminho para que os pacientes se motivem e criem condições de utilizar a arte no seu dia-a-dia, após sua alta no tratamento, como uma forma terapêutica de vencer suas dificuldades e limitações. Para Dagoberto foi um trabalho desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante, pelo retorno, dedicação, resultado e a produção dos trabalhos.

Indicada para pessoas de todas as idades a arte-terapia abrange uma enorme variedade de perturbações, sejam físicas, emocionais ou psicológicas. Além de melhorar alguns sintomas, promove principalmente paz de espírito. Está indicada para diversas situações como: tratamento de depressão, stress pós-traumático, perturbações da personalidade, stress, ansiedade, fobias, entre outros. É o bem-estar através da expressão artística.

“O poder da arte de uma forma simples, a arte-terapia não é mais do que a expressão artística dos nossos pensamentos, emoções, ideias e opiniões – todos nós as temos, por isso, todos nós somos capazes de expressar e de criar, e esta criação permite um autoconhecimento e crescimento pessoal fundamental para o nosso bem-estar. Na arte-terapia, a criatividade sobrepõe-se a todo o processo psicoterapêutico, facilitando a comunicação, fomentando a capacidade de pensar, ajudando no relacionamento intra e interpessoal”, diz Dagoberto Correa, que além de artista também é professor de Fisiologia na Famema.

A Rede Lucy Montoro

Criada pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo decreto 52.973, de 2008, regulamentada pelo decreto 55.739, de 2010 e alterada pelo decreto 58.050, de 2012, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro tem como objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. A Rede realiza programas de reabilitação específicos, de acordo com as características de cada paciente. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

Desde 2009, a Rede conta com a Unidade Móvel. Com o objetivo de atender as demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção em todo o Estado, atendeu mais de 2.000 pacientes e forneceu mais de 4.000 equipamentos. Trata-se de um caminhão 100% adaptado de 15m de comprimento x 2,60m de largura, pesa 20 toneladas. Além de elevador hidráulico para atender cadeirantes ou pessoas em maca, a Unidade dispõe de banheiro adaptado, um consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Profissionais da área da saúde realizam atendimento multiprofissional: médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

Para ser atendido pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro, é necessário que o paciente receba do médico da rede pública de saúde o encaminhamento para a reabilitação e entre em contato com o Departamento Regional da Saúde para agendamento da triagem.