04 MAR 2016
Projeto Teatro da Cidade retorna suas atividades no mês de março

Após o sucesso das edições anteriores, a 5ª edição do Projeto “Teatro da Cidade” teve início no dia 02 de Março. O curso tem duração de dez meses e acontece no piso superior da Biblioteca Municipal de Marília, em turmas divididas por faixa etária.

O Projeto Teatro da Cidade é totalmente gratuito e indicado a todas as pessoas interessadas em fazer teatro, oferecendo no total 150 vagas, sendo 30 para cada turma, e divididas por cinco faixas etárias: infantil (de 06 a 10 anos), pré-juvenil (de 10 a 15 anos), jovem (de 15 a 18 anos), adulto (de 18 a 50 anos) e terceira idade (acima de 50 anos).

As aulas serão ministradas uma vez por semana, às quartas, quintas e sábados, da seguinte forma:

Quartas:

Turma terceira idade: das 9h às 12h, (Arte-educador: Márcio Martins)

Turma adulta: das 18h30 às 21h30 (Arte-educador: Márcio Martins)

Quintas:

Turma pré-juvenil: das 14h às 17h. (Arte-educadora: Letícia Rodrigues)

Turma Jovem: das 18h30 às 21h30. (Arte-educadora: Letícia Rodrigues)

Sábados:

Turma infantil: das 9h às 12h. (Arte-educadora: Letícia Rodrigues)

O projeto é coordenado por Márcio Martins e segundo o arte-educador o objetivo do curso, é o de conduzir os alunos para um processo de apropriação do fazer teatral, possibilitando ao aluno ser o ator sujeito do jogo e ao mesmo tempo capaz de pensar a encenação como criador.

“ O objetivo principal é de socializar o pensar artístico para que os participantes possam melhor fluir o bem cultural, assim como criar as suas próprias manifestações artísticas. Através de jogos teatrais e dinâmicas, vamos promovendo a dialética, trabalhando os sentidos motores, psicológicos, o pensar, criar e executar, somando tudo isso às potencialidades já existentes em cada indivíduo”, disse Márcio.

A Secretária da Cultura Taís Monteiro, destaca que o Projeto é muito importante, pois todas as expressões de arte devem ser promovidas e incentivadas. “Este projeto é muito especial, pois atende todas as idades e proporciona aos alunos a oportunidade de iniciar nesta maravilhosa arte que é o Teatro”, ressaltou Taís.

Segundo a arte-educadora Letícia Rodrigues, “O projeto é importante na formação cultural do indivíduo, desde a infância e adolescência, mesmo porque havia uma carência na cidade desse tipo de atividade. E estando no projeto eles se incentivam a procurar mais cultura e outras atividades culturais, como as que a Secretaria Municipal da Cultura realiza. Os alunos também encontram novas formas de se expressar, e isso os ajuda nas relações familiares, na escola e no trabalho, pois a prática teatral os faz ter um maior engajamento e envolvimento social”.

Ainda há vagas para as turmas da Melhor Idade, Pré-Juvenil, Jovem e Infantil. Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal da Cultura – Rua Lupércio Garrido, 44, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Foto: Helder Cristiano Soares