20 AGO 2015
AGENDA CULTURAL
Escola Estadual Benito Martinelli realiza o 2º Afro Benito

Fazendo parte do Projeto Cidadania Racial, a Escola Estadual Professor Benito Martinelli realiza nesta sexta-feira, dia 21 de agosto às 19 horas o 2º Desfile Afro, conduzido pelos alunos Claudemir Correia, Amanda Carolina e Robert Bindi. Além do apoio da Prefeitura Municipal de Marília – por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento tem o apoio de Amambi Produtos Naturais, Instituto Embeleze, Espaço Leandro Gustavo, Grife D’Mano, Samba Black Brasil, a grife do samba, João do Bar, Jornal O Dia e TV Zan.

Claudemir Correia destaca a importância do evento, que tem o objetivo de envolver mais estudantes com a cultura e amenizar o preconceito o organizador e aluno da escola.

“Todos se dedicaram muito e ainda estão se dedicando, pois teremos o último ensaio geral para fazer muito bonito no dia com o mínimo de falhas”, disse Claudemir, que além de coordenador do Concurso, é dançarino e se apresentará com o Grupo os Sombrios. Esperam reunir cerca de 1.000 pessoas entre alunos e convidados.

A Escola Estadual “Benito Martinelli” trabalha em sua proposta pedagógica com o Projeto Cidadania Racial, partindo do pressuposto de que a população em geral precisa debater, seja através de programas, serviços, ações afirmativas e movimentos sociais sobre o racismo, para combatê-lo, para a superação das desigualdades, promoção da saúde, educação e preservação da memória, cultura e identidade étnica da comunidade negra.

O Projeto Cidadania Racial desenvolvido pela escola está de acordo com a Lei 10639/03 que torna obrigatório nas escolas publicas e particulares o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Dessa maneira o projeto de caráter multidisciplinar enfoca a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Tais afirmativas contidas no projeto colaboram para descristalizar conceitos e memórias errôneas existentes sobre a África, população africana e seus descendentes.

Toda a Direção da Escola apoia o evento: a Diretora Neide Mendes da Silva, e Robson Rogério de Oliveira e Juliana C. Belmiro, Vice-Diretores, Rita de Cássia Marques D’Angelis, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e Odair Vieira da Silva, Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental.

A equipe Afrofest composta pelos jovens Luiz Carlos Theodoro, o Luiz Sbb, Ivan Luis do Nascimento e Jairo Junior de Campos Justino, representantes da Secretaria da Cultura, que são os organizadores do 2º Marília Afrofest, imprensa e eleitos Miss e Mister Beleza negra, Malu Guidinho e Patrick Silva foram convidados para apoiar e prestigiar o evento.

“A Benito Martinelli é uma das Escolas que participará do concurso promovido pela Diretoria Regional de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura do qual sairão 20 rapazes e 20 meninas das escolas estaduais que disputarão o Concurso Miss e Mister Beleza Negra da categoria juvenil promovido dentro do 2º Marília Afrofest”, disse Denise Campos Justino, Assessora Técnica da Secretaria da Cultura e uma das organizadoras do Afrofest que este ano acontece no dia 7 de novembro,  na ADPM, Zona Sul.

Outras informações podem ser obtidas com Claudemir pelo telefone 99758- 7653. A Escola Estadual Professor Benito Martinelli fica no Jardim Santa Antonieta, zona norte da cidade.