25 MAI 2015
Virada Cultural Paulista agitou final de semana em Marília

A 8ª edição da Virada Cultural Paulista aconteceu em Marília nos dias 23 e 24 de maio e movimentou o cenário cultural da cidade. A Virada é um evento do Governo de Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras do interior, visando arte e entretenimento de qualidade para toda a população, ou seja, democratizar o acesso à cultura.

O evento teve início às 16h com o “Esquenta da Virada”, que contou com a apresentação da Banda em Balde e com a capoeira dos Angoleiros do Sertão, no coreto da Praça “Mário Consentino”.

A Virada aconteceu em um palco externo montado na Avenida das Indústrias, no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini, Praça Mário Consentino, na Sala Municipal de Projeção e na Biblioteca Municipal.

Com shows da banda de rock Vovódika, Kamau, Instinto Animal e Ultraje a Rigor, passando pela cantora Bárbara Eugênia, pela banda paulistana O Terno e encerrando com o rock romântico de Guilherme Arantes, a Virada agradou o público com a mistura de ritmos no palco externo.

No palco interno a programação teve início no sábado com a dança do Grupo Men – com performances de especialmente parkour e break dance. Na sequência foi a vez do Stand Up com Daniel Murillo, um dos principais nomes da nova geração da comédia Stand Up no Brasil; ele utiliza em seu texto uma visão peculiar e non-sense para falar de absurdos que vivemos no cotidiano.

Já no domingo o palco interno foi destaque com apresentações de grupos e artistas marilienses, com o espetáculo “Sopa de Pedra” da Escola Livre de Artes de Marília (ELAM); “Alice no País das Maravilhas” – Cia de Teatro 1º Ato; dança com a Academia de dança Suíte Quebra Nozes; Hip Hop com D’Vila; Marcelo Franco, mostra do acervo Hip Hop em Marília – por Rickk 450 e Banda e Charlie Brown Jr Cover.  Também no palco interno houve a apresentação de circo da Cia Pelo Cano, onde duas palhaças viveram pequenas situações que revelam sua forma de interagir com o mundo, em geral de forma ridícula e catastrófica.

A arte com aerografia também marcou presença na Virada com intervenção de Davi Antiqueira e a Oficina de aerografia em camisetas com Sidney Alves.

Na Biblioteca Municipal aconteceu a Oficina de Mangá para todas as idades, com Thiago Mello; contação de histórias com Lizbeth de Oliveira e apresentação do musical Frozen do grupo Quasilá.

A Sala Municipal de Projeção contou com uma programação especial para a Virada Cultural e exibiu filmes como ‘Mamonas para Sempre’, ‘Canta Maria’, entre outros que agradaram muito o público devido aos títulos e horários de apresentação.

Para Taís Monteiro, Secretária Municipal da Cultura, o saldo da Virada Cultural 2015 foi muito positivo, com atrações que agradaram muito. Ela destaca ainda que as apresentações paralelas realizadas pela Secretaria foram um destaque especial e a população prestigiou e aplaudiu muito os artistas marilienses.

“Foi a melhor Virada Cultural, não só de minha gestão como secretária, mas de todas que já participei. A programação paralela, feita pela Secretaria da Cultura foi muito elogiada pela Secretaria de Estado da Cultura, que gostou muito do trabalho dos artistas marilienses. Foi um grande evento e já estamos na expectativa para a próxima”, disse Taís.

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
17 ABR 2024 - 11h30
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios
Noticia secretaria-municipal-da-cultura-de-marilia-exibe-durval-discos-nesta-quinta-feira-dia