24 MAR 2015
CEJUSC Itinerante acontece neste sábado na Zona Sul da cidade

O CEJUSC de Marília – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania realizará neste sábado, 28, das 10h às 16h, na EMEI Balão Mágico, situada na Rua Eduardo Prado, 56-A – Nova Marília, a 2ª edição do “CEJUSC Itinerante: Marília Cidadã”.

Idealizado pela Chefe de Seção Judiciário, Juliana Raquel Nunes, e José Ferreira Júnior, Agente Administrativo, com apoio da Juíza Coordenadora, Dra. Daniele Mendes de Melo, do Juiz Adjunto, Dr. Marcelo de Freitas Brito, e da Conciliadora de 1ª e 2ª Instância, Glória Regina Dall Evedove, o projeto nasceu da necessidade de se fomentar a cultura da conciliação, levando a estrutura do Centro Judiciário aos diversos bairros de Marília e cidades circunvizinhas, cumprindo os ideais de prestação jurisdicional efetiva.

A primeira edição do evento, realizada em 15 novembro de 2014, na Zona Norte da cidade, resultou em 1795 atendimentos, sendo 254 prestados exclusivamente pelo CEJUSC.

A segunda edição dará continuidade ao Termo de Cooperação firmado entre Tribunal de Justiça – CEJUSC, representado pela Juíza Coordenadora, Dra. Daniele Mendes de Melo, Prefeitura de Marília, Universidade de Marília – Unimar, representada pela pró-reitora de Ação Social, Fernanda Mesquita Serva Bordini, e Ministério Público Federal – MPF, representado pelo Procurador da República de Marília, Dr. Jefferson Aparecido Dias, o qual disponibilizará ônibus equipado para a realização de orientações jurídicas e audiências de conciliação em matérias de família (divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, alimentos, visitas, guarda, reconhecimento de paternidade, entre outras) e patrimônio (direitos do consumidor, vizinhança, locação, acidente de trânsito, cobrança, etc).

A população contará também com diversos serviços prestados por parceiros do evento. O Ministério Público Federal estará presente recebendo denúncias referentes a casos de violação de direitos humanos e atos lesivos ao patrimônio público e social. O INSS comparecerá prestando atendimentos sobre contribuições e benefícios. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) emitirá carteiras profissionais. A Defensoria Pública prestando orientação jurídica à população.

Já a Prefeitura Municipal de Marília levará terminais para levantamento e parcelamento de dívidas municipais como IPTU, ISS, Taxas de Bombeiro, trazendo consigo o Conselho Tutelar e a Assistência Social, os quais sanarão dúvidas da população. Haverá ainda a colaboração da Secretaria Municipal de Educação cedendo o espaço para realização do evento, juntamente com a aparelhagem de som. Também estará presente o DAEM, a fim de realizar parcelamentos de débitos referentes à água e esgoto.

A parcela universitária da cidade será representada pela UNIMAR – Universidade de Marília, que, em parceria com a Secretaria da Saúde, oferecerá avaliação nutricional com laboratório gastronômico, triagem para atendimento pelos cursos de Odontologia e Fisioterapia, orientação quanto à obesidade infantil, DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, combate à dengue, exame para determinar tipo sanguíneo e aferição de pressão arterial, além de diversas atividades recreativas às crianças presentes no evento.

Juntamente às Secretarias do Esporte e da Cultura, a Universidade efetuará torneio de futebol de campo com adolescentes da região, plantio de árvores, oficinas de cultivo e apresentação de grupo de dança. O CEJUSC Itinerante ainda contará com a presença do CAEF – Centro de Atenção ao Egresso e Família.

A novidade desta 2ª edição ficará por conta da realização do casamento coletivo. Idealizado pelo Procurador da República de Marília, Dr. Jefferson Aparecido Dias, com apoio do Oficial de Registro Civil, Antônio Francisco Parra, serão celebrados dezesseis casamentos entre casais hetero e homoafetivos, com a participação do cantor italiano Fernando Romagnoli.

Além disso, estarão presentes no evento o Instituto Embelleze e a EFAC – Escola de Formação Profissional da Beleza, que realizarão cortes de cabelo, manicure, massagem relaxante e maquiagem infantil.

A realização do evento contará ainda com o apoio dos seguintes colaboradores: Coca-Cola – Femsa, Hotel Sun Valey, Supermercados Kawakami, Selma Bolos e Doces, Banco Itaú S/A, Banco Bradesco S/A, Conselho de Associações de Moradores da Zona Sul – COMSUL e ONG “Adote Animais Vira-latas de Marília”.

Lembrando que todos os serviços oferecidos à população serão gratuitos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2105-4018.

Foto: Wilson Ruiz