02 ABR 2014
SAÚDE
Prefeitura e Sírio-Libanês promovem cursos de capacitação para profissionais do SUS

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde realizam nesta quarta-feira (02/04), no Anfiteatro do Bloco VIII da Unimar (Universidade de Marília), a abertura oficial dos cursos de “Gestão da Clínica”; “Regulação em Saúde no SUS”; e “Educação na Saúde para Preceptores do SUS”.

Em Marília, 120 profissionais da Saúde serão capacitados em 10 módulos – durante um ano, e vão receber material didático de apoio para a realização dos cursos. O programa – que já está na terceira etapa – é conduzido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).

“Na área da saúde uma das prioridades da nossa administração é continuar investindo em projetos de capacitação profissional, nas reformas e ampliações das unidades de saúde, na contratação de mais médicos, entre outras iniciativas. Tudo isto é feito para melhorar cada vez mais o atendimento da nossa população”, afirma o prefeito Vinicius Camarinha.

Ensino Inovador

Os cursos, desenvolvidos pelo IEP/HSL junto com as equipes do Ministério da Saúde, são organizados segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos e utilizam estratégias educacionais inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas a aprendizagem baseada em equipes, portfólio reflexivo, oficinas de trabalho, a educação à distância, avaliação por competência, dentre outras.

Todos os cursos originam projetos aplicativos de intervenção na realidade, construídos coletivamente e focalizam problemas ligados à vivência concreta dos participantes. Ao término dos seus cursos, os profissionais são capazes de atuar como disseminadores do aprendizado obtido, permitindo que os programas de formação ganhem em escala e abrangência dentro da rede de atenção.

O curso de especialização “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde” capacita os profissionais em gestão da clínica, permitindo maior compreensão das diferentes modelagens de atenção à saúde e utilização de ferramentas que permitam melhoria na qualidade do serviço e no atendimento às necessidades do paciente, da família e dos grupos populacionais do município.

O curso de “Regulação em Saúde no SUS”, possibilita a compreensão da importância da regulação em saúde, para a incorporação e utilização de dispositivos, ferramentas e tecnologias voltados à garantia de acesso e integralidade do cuidado à saúde.

Em “Educação na Saúde para Preceptores do SUS”, os profissionais serão capacitados a orientar as atividades educacionais com graduandos e profissionais técnicos ou em pós-graduação, para o desenvolvimento do perfil necessário para promover a integralidade do cuidado e a igualdade de atenção à população.

Programação:

Evento: Abertura da 3ª Edição do Projeto Gestão da Clínica no SUS (GCSUS)

Data: 02 de abril – no Anfiteatro do Bloco VIII (Agrárias) da Unimar

8h30min às 9h30min – Recepção dos participantes / entrega de material / coffe-break;

9h30min às 10h30min – Abertura Nacional – Videoconferência com o Ministro da Saúde;

10h30min – 11h30min – Encontro Regional e pronunciamento das autoridades.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Ligia Ferreira