17 FEV 2014
Prefeitura dá início ao pacote de obras para ampliar abastecimento de água

A prefeitura realiza nesta segunda-feira o lançamento oficial de um pacote de obras para ampliar o sistema de produção e distribuição de água em Marília. Será dada nesta segunda a ordem de serviço para ampliação do sistema Cavalete que atende a zona Sul da cidade, com a implantação de uma adutora de maior vazão que interligará os atuais poços aos reservatórios no bairro Nova Marília.

“Garantir o abastecimento de água à população é uma das prioridades de nossa administração. Faremos investimentos em um ano o que não foi feito em oito anos. Com apoio dos deputados federais Abelardo Camarinha e José Olímpio, estamos viabilizando parte desses investimentos, vamos realizar uma série de obras nas regiões mais afetadas”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.

O sistema de captação de água Cavalete é o resultado de um conjunto de seis poços que exploram o aquífero Serra Geral. O volume produzido de aproximadamente 300 mil litros/hora que é distribuído para os bairros Nova Marília 1, 2, 3 e 4, Parque dos Ipês, Jardim Santa Clara, Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira, beneficiando cerca de 30 mil habitantes.

De acordo com o diretor do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), João Carlos Polegato, o sistema Cavalete tem condições de ampliar essa oferta de água, mas faltava uma rede maior de distribuição. É justamente isso que o prefeito Vinicius determinou: neste pacote de obras será implantada uma nova adutora, com 300 milímetros de diâmetro, que vai interligar o sistema até ao reservatório localizado no bairro Nova Marília 3.

Dessa forma, o DAEM terá condições de aumentar o abastecimento, inclusive com a perfuração de mais dois poços no Cavalete. “Se hoje produzimos 300 mil litros, com a nova rede de adutora e os dois poços, vamos oferecer mais 140 mil litros de água, ou seja, a população da zona Sul terá quase 50% a mais de água nas torneiras”, explicou o prefeito Vinicius Camarinha.

No pacote de obras, que terá início nesta segunda-feira (16), às 11h30, além da adutora e desses dois novos poços na zona Sul, o prefeito Vinicius Camarinha estará contemplando a zona norte: serão perfurados quatro poços no Bairro Santa Antonieta, além da captação de água do Ribeirão dos Índios.

Acompanhem as medidas que, em conjunto, vão ampliar a captação de água e a capacidade de reserva de água pelo DAEM:

1-Recuperação dos filtros do Sistema Peixe, sendo que parte já foi devidamente reparada.

2-Perfuração de poço no Distrito de Lácio – área já doada ao Município e demais procedimentos administrativos em curso.

3-Perfuração de poço no Distrito de Padre Nóbrega e implantação de novo reservatório.

4-Perfuração de 4 poços na Zona Norte de Marília – áreas já selecionadas e demais procedimentos administrativos em curso.

5- Construção de reservatório na Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio do Peixe – 1.000 m³ (um milhão de litros/dia)

6- Construção de um reservatório na zona Sul (R6) com capacidade total para o armazenamento de 2.000m³ (dois milhões de litros) de água.

7-Construção de adutora interligando o poço Cascata ao reservatório na zona Sul (R-6).

8-Substituição de equipamento reservatório do bairro São Miguel (R8).

9-Substituição de motor no 1º Recalque do sistema de abastecimento de água do rio do Peixe.

10- Perfuração de 2 poços no Sistema Cavalete;

11 – Implantação de uma adutora de 300 milímetros, interligando o Sistema Cavalete ao reservatório Nova Marília 3;

12- Implantação de reservatório no bairro Riviera;

12-Instalação do equipamento de bombeamento no Poço Cascata que permitirá a captação e tratamento de maior volume de água naquele novo sistema de captação de água;

13 – Aquisição de diversos equipamentos e bombas reservas para os poços de abastecimento.

Assessoria de imprensa

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024