19 DEZ 2013
Caps Com-Viver reúne pacientes e técnicos em confraternização

Almoço festivo e apresentação do coral dos pacientes marcaram a confraternização do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com-Viver, localizado na avenida João Ramalho, zona Sul, nesta quarta-feira (18). Além das equipes de atendimento, pacientes e familiares, participaram da comemoração o vice-prefeito de Marília, Sérgio Lopes Sobrinho, o vereador José Bassiga, o diretor de Apoio à Gestão, Edvaldo Trindade e a coordenadora de Saúde Mental, Simone Alves Cotrin Moreira.

“O trabalho do Caps é fundamental para reabilitação, reinserção dos pacientes, valorização da cidadania e dos direitos humanos das pessoas com transtornos mentais crônicos severos e persistentes que muitas vezes são limitados e afastados do convívio da sociedade. O Caps Com Viver existe há 10 anos e a porta de entrada do serviço são as unidades de saúde, ambulatórios e hospitais, além da demanda de porta aberta. Todos passam por uma primeira avaliação e posteriormente é definido um plano de atendimento. A Prefeitura está de parabéns pelo incentivo às equipes do Caps que é um serviço que vem crescendo cada vez mais”, disse a coordenadora de Saúde Mental, Simone Moreira.

Para a gerente do Caps, Fabiana Midori Hayashi a confraternização é muito importante para integrar as famílias ao serviço. O Caps Com Viver conta com

“Aqui existem atendimento em grupo ou individual, com equipe multiprofissional para atender os pacientes. Contamos atualmente com 230 pacientes adultos”, revelou Hayashi.

A enfermeira disse também que o ponto alto deste ano foi a participação dos trabalhos desenvolvidos pelos pacientes do Caps e aprovados pelo Ministério da Saúde: Reciclagem, sob responsabilidade da terapeuta ocupacional Elisa e Flores em E.V.A. da técnica de enfermagem Helenice.

Representando o Legislativo, o vereador José Bassiga elogiou a atuação dos técnicos do Caps e cumprimentou a administração pelo apoio ao serviço. “Esses pacientes necessitam de carinho e sobretudo atenção especializada ao longo do tratamento e no Caps encontram um serviço de qualidade”, concluiu o vereador.

O vice-prefeito encerrou confirmando a atenção do atual governo à Saúde. “O bom atendimento aos pacientes é uma prioridade na nossa administração, que tem investido desde o início do ano na aquisição de medicamentos, exames de imagem e laboratoriais. Recuperamos a frota, adquirimos novos veículos, estão autorizadas 11 obras entre reformas e ampliações em unidades de Saúde, retomamos a obra da UPA da zona Norte, sete novas unidades serão construídas, o PA da zona Norte também será reformado, qualificação da mão de obra através de parceria com o Instituto Sírio Libanês e a última grande realização o Mutirão de Ortopedia que atenderá mais de 3,5 mil pacientes”, concluiu o vice-prefeito.

Fotos: Ligia Ferreira