17 OUT 2013
Prefeitura confirma Jogos Municipais da Melhor Idade em 2014

Pouco mais de 10 dias após assinar a Lei de Incentivo ao Idoso, o prefeito de Marília, Vinícius Camarinha recebeu em seu gabinete representantes de clubes da terceira idade e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Em discussão, parceria com os clubes e incentivos do poder público para uma melhor qualidade de vida do idoso mariliense.

“Marília é uma cidade que registra importantes grupos da terceira idade e extremamente organizados. Cada um em uma região da cidade, constituídos legalmente, com diretorias e com uma vasta agenda de eventos como viagens, bingos e bailes. Discutimos parcerias desses grupos com a Prefeitura, reformas e a doação de equipamentos como bebedouros e conjuntos de mesas e cadeiras, por exemplo”, disse o prefeito.

Vinícius ainda destacou a realização de projetos esportivos direcionados à terceira idade e que serão oferecidos pela administração, através da Secretaria de Esportes.

“São oferecidas 400 vagas no CEM (Centro Esportivo Mariliense), localizado no Clube dos Bancários, para alongamento, hidroginástica, vôlei adaptado, tênis de mesa e xadrez. Nossa preocupação é oferecer saúde e qualidade de vida para nossos idosos”.

Além do CEM, existem ainda atividades esportivas no clube Kaikan e na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Bandeirantes oferecidas através do projeto da Secretaria de Esportes.

A grande novidade na audiência com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso foi a definição dos Jogos Municipais da Melhor Idade, competição que reunirá todos os grupos da terceira idade de Marília no ano que vem. “A Secretaria de Esportes dará início ao planejamento para realizarmos um grandioso evento e ainda fará o credenciamento de Marília como cidade interessada em sediar os jogos regionais de 2016, já que as sedes de 2014 e 2015 já foram previamente definidas. Pretendemos participar deste evento de uma maneira mais direta, até para oferecer lazer, entretenimento e união à delegação de Marília com outras da região”.

Lei de Incentivo ao Idoso – O prefeito reforçou que pela primeira vez na história do país, a população idosa é maior que a de jovens e adolescentes e que, diante dessa nova realidade, o pode público precisa criar mecanismos que preserve a essa faixa etária envelhecer com respeito e com qualidade de vida.  “Nós, enquanto poder público, precisamos criar políticas públicas de incentivo, de apoio, de acolhimento a essa faixa etária”, disse.

Com a Lei de Incentivo ao Idoso, a prefeitura passará a atuar como parceira junto aos grupos que fazem diversos trabalhos voltados aos idosos, como confraternizações, reuniões, bingo, bailes, viagens, captando recursos e investimento em ações direcionadas à terceira idade. “Vamos continuar trabalhando em apoio a essa parcela tão importante de nossa sociedade que tanto trabalhou por nós e que tanto ajudou no desenvolvimento do nosso município. Já entregamos o Centro Dia do Idoso da zona Norte e em breve será inaugurada uma unidade para a população da zona Sul”, concluiu o chefe do Executivo.

Pela primeira vez, os seis grupos públicos da terceira idade de Marília foram recebidos no gabinete do prefeito. O encontro, de acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Maria Antônia Ribeiro de Lima foi bastante proveitoso. “Saímos satisfeitos desta reunião, o prefeito Vinícius, mais uma vez, demonstra carinho e respeito por todos nós. Agradecemos também os equipamentos doados que irão melhorar o trabalho junto aos idosos”.

Participaram da audiência grupos regularmente inscritos no Conselho Municipal: Saúde e Alegria (Rua 04 de abril), Aifovam, Novos Caminhos, Patronato, Unidos da zona Sul E São Judas Tadeu.

“Existem grupos particulares que prestam também um excelente trabalho como Sagrado Coração, Sest/Senat e Unimed, mas no total representamos aproximadamente 800 pessoas”, revelou Maria Antônia Lima.

Em atividade há oito anos, o Grupo Saúde e Alegria também comemorou a reunião com o prefeito Vinícius. “Nunca havíamos sido convidados para um encontro com o prefeito e só isso já seria motivo de comemoração. O prefeito confirma compromisso e seriedade com a população idosa”, concluiu o presidente do clube, José Carlos Siqueira.

Foto: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024