18 SET 2019
DAEM

Represa, com capacidade de 7 milhões de litros de água, é utilizada para economia de energia e quando surge alguma intercorrência

A Prefeitura de Marília e o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) realizaram no período de 12 a 15 de setembro a troca de parte da geomembrana (manta) da represa de reservação do sistema ETA-Peixe (Estação de Tratamento de Água), localizado na zona oeste da cidade.

A represa tem capacidade de armazenamento de 7 milhões de litros de água e é utilizada para economia de energia no horário de pico, entre 18h e 21h. Além disso, essa água que fica reservada é usada também quando surge alguma intercorrência, como queima de bomba e troca de adutora.

O sistema ETA-Peixe é responsável por 60% do abastecimento na cidade, compreendendo as regiões central, oeste e parte das zonas norte e sul.

A troca de parte da geomembrana tornou-se necessária devido a um descolamento, que causava infiltração e trazia risco até de rompimento da represa, como explica a responsável química pelo tratamento de água e esgoto de Marília, Beatriz Plaza Rossetto dos Santos.

“Esta represa de reservação é muito importante para o sistema ETA-Peixe, pois traz economia de energia e também abastece grande parte da cidade quando queima uma bomba ou quando se tem que trocar uma adutora. Havia o risco até de perda dessa represa em razão dessa infiltração. Por isso, a troca de parte dessa geomembrana se fez necessária. Foram quatro dias de trabalho e o problema foi solucionado”, disse Beatriz dos Santos.

É bom ressaltar que a troca de parte da geomembrana não interferiu no abastecimento de água, já que se trata de uma represa de reservação.

18/09/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura e Daem realizam troca de parte da geomembrana da represa de reservação do sistema ETA-Peixe