05 SET 2019
Tiro de Guerra de Marília inicia seleção de jovens atiradores para 2020

Entre os dias 6 e 13 de setembro, Comissão de Seleção aguarda os alistados deste ano para exame médico e entrevista

O Exército Brasileiro, por meio da Escola de Civismo e Cidadania Tiro de Guerra de Marília (TG 02-059), com o apoio da Prefeitura de Marília, inicia nesta sexta-feira, dia 6, as atividades da Comissão de Seleção para os jovens nascidos em 2001.

O procedimento vale para quem já se alistou até o dia 30 de junho. A seleção dos atiradores para 2020 acontece ao longo de toda semana, na sede do TG, localizada à rua 16 de Setembro, 270, bairro Palmital. Os convocados devem se apresentar às 7h.

O tenente Claudiomiro Santos Lima explica que serão três postos de controle: o primeiro para apresentação, em seguida exame médico e posteriormente, entrevista. “Aqueles que forem considerados aptos no exame médico e entrevista, deverão comparecer no Tiro de Guerra a partir de 3 de fevereiro de 2020”, disse.

NOVA ETAPA

Em fevereiro acontece a seleção complementar. “Os jovens considerados aptos agora em setembro passarão por novo exame médico e entrevista. Nesta última etapa serão definidos os 100 atiradores para o ano de 2020”, explicou o tenente.

Claudionor destaca ainda que agora alistamento é online. Os jovens recebem e-mail ou SMS com as datas para comparecer no TG para seleção. É preciso levar cédula de identidade e Certificado de Alistamento Militar impresso.

Apesar do grande número de alistados, na próxima semana a expectativa é de organização e bastante tranquilidade na apresentação. Cada jovem alistado recebe e-mail ou SMS com a sua data de apresentação no TG. Todos, porém, tem que chegar às 7h.

Caso o alistado não tenha recebido o e-mail ou SMS, é preciso consultar o site alistamento pelo endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br. O tenente explica que, além de ser uma importante oportunidade de servir ao país, atender ao chamado é também fundamental para manter em dia a documentação de todo cidadão brasileiro.

Quem negligencia o Serviço Militar não pode tirar CPF, passaporte, título de eleitor e nem fazer matrícula em faculdades. Não pode assumir cargo público e fica impedido até de ocupar algumas vagas na iniciativa privada, já que muitas empresas solicitam o documento para contratação.

APOIO INSTITUCIONAL

Por meio de legislação, as prefeituras são parceiras do Governo Federal para manutenção e apoio na realização das atividades. O prefeito Daniel Alonso tem a função institucional de diretor do Tiro de Guerra.