04 DEZ 2019
ETE
Alunos e professoras do CEEJA visitam a obra da estação de tratamento de esgoto na bacia do Pombo
Visita foi dividida em duas etapas, sendo a primeira no auditório da Prefeitura e a segunda no próprio local

Um grupo de alunos do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) Profª. Sebastiana Ulian Pessini, que fica na rua 24 de Dezembro, 162, no bairro Barbosa, região central da cidade, esteve visitando a obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na bacia do Pombo.
A visita foi realizada em duas etapas. Na semana passada o grupo foi recebido no auditório da Prefeitura de Marília, onde recebeu todas as orientações técnicas sobre a visita ao local, que não pode acontecer naquele momento em virtude do tempo.
Já nesta quarta-feira, dia 4, os alunos, acompanhados pelas professoras Lucilene Catânio Silva e Ângela Maria da Silva Santos, foram até a ETE na bacia do Pombo, zona oeste da cidade, quando foram recepcionados pelo engenheiro da Replan, Adalberto Valente, e pelo assessor de gabinete Fábio Conti. Eles conheceram toda a estação e as etapas de funcionamento.
A professora Lucilene falou sobre a importância da visita. “Foi muito importante esta nossa vinda aqui porque mostra aos nossos alunos a utilização do dinheiro público. Esta obra era muito esperada por toda a população de Marília e é de grande importância para todos nós. Só temos que agradecer à Prefeitura por nos proporcionar conhecer esta obra maravilhosa e ao Fábio Conti, que nos deu todas as explicações sobre o funcionamento da ETE. Vai melhorar muito a qualidade de vida do mariliense, além do que o gasto com o tratamento de água será bem menor.”
Já a professora Ângela agradeceu, em nome do CEEJA, a oportunidade em conhecer a obra. “Ficamos felizes em constatar o que a nossa cidade conquistou. A obra do esgoto era aguardada há muito tempo e agradeço de coração pela oportunidade que foi dada ao CEEJA de trazer seus alunos para cá.”
PRÓXIMA VISITA
A próxima visita à ETE da bacia do Pombo vai acontecer nesta segunda-feira, dia 9, a partir das 9h, quando um grupo de 60 pessoas do Comitê de Bacias Hidrográficas Aguapeí/Peixe, prefeitos e técnicos estarão no local.
AS BACIAS
A bacia do Pombo recebe 209 litros por segundo e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte. Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul com 231 litros por segundo de esgoto.
Já a bacia do Palmital, que será construída nas proximidades do distrito de Dirceu, vai atender uma população de 109 mil pessoas das zonas Leste e Norte. A nova bacia vai receber por segundo cerca de 270 litros de esgoto e será responsável por tratar os outros 30% do esgoto da cidade.
 COMO FUNCIONA A ETE
O funcionamento da ETE é dividido em sete etapas:
1. Gradeamento - O esgoto que vem das residências contém em média 1% de matéria orgânica e 99% de água. A primeira etapa do tratamento é a retenção de materiais grosseiros, como lixo, em um sistema formado por grades.
 2. Desarenação - Na caixa de areia mecanizada, é feita a remoção dos sólidos presentes no esgoto, como areia, pedras, e detritos sólidos de pequeno tamanho, que passaram pelo gradeamento.
3. Geração de Ar Difuso - Três geradores de ar difuso importados produzem o ar que será injetado nas lagoas de aeração, em alta pressão. O sistema é considerado rápido e eficiente, pois potencializa a proliferação de microrganismos que consumirão a matéria orgânica do esgoto, acelerando o processo biológico devido à utilização do ar difuso. O ar pode atingir uma alta temperatura que pode chegar a 100 graus.
4. Lagoas de Aeração - Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico na lagoa de Aeração. Lá, ele é exposto à ação de microrganismos que promovem a degradação do esgoto e condensam em flocos, a matéria orgânica, que até então estava dissolvida no esgoto. Nesta etapa são feitas verificações das características do esgoto para adequação do processo de tratamento, tais como a quantidade de ar para a flotação das partículas e a separação da água dos flocos resultante desta primeira etapa de tratamento.
5. Lagoas de Decantação - Após o tratamento biológico, o líquido resultante do processo é submetido a um processo de decantação. Os flocos formados vão para o fundo das lagoas, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. No fundo estes flocos se juntam a outros, formando o lodo.
6. Leito de Secagem - O lodo produzido durante o processo de decantação será retirado do fundo das lagoas, desidratado, colocado para secar no leito de secagem e posteriormente será transportado para um aterro sanitário especializado. O material após seco pode ser utilizado em diversas aplicações, desde a construção civil, adubo ou ser descartado em aterro sanitário sem provocar danos ao meio ambiente.
7. Devolução do Esgoto Tratado ao Meio Ambiente - O esgoto tratado é devolvido ao meio ambiente com aproximadamente 99% de pureza. Apesar de não ser potável, a água resultante do processo pode ser utilizada como água de reuso para lavagem de vias e praças públicas, irrigação, ou devolvida aos rios e córregos, sem poluir o meio ambiente, pois seu tratamento possibilita esse retorno à natureza sem nenhum tipo de degradação ou dano ambiental.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

04/12/2019