21 FEV 2019
DAEM
Prefeitura e Daem finalizam nesta sexta-feira a instalação da bomba definitiva no poço profundo do Maracá/Montana

Com a nova bomba, produção de água passará de 50 mil litros por hora para 200 mil litros por hora

A Prefeitura de Marília, por meio do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), vai concluir nesta sexta-feira (22) até o final do período da manhã a instalação da bomba definitiva do poço profundo dos bairros Maracá e Montana, conhecido como “poço Guarani”, que irá quadruplicar a oferta de água para aqueles bairros da zona norte.

Os trabalhos tiveram início na terça-feira (19) na adutora e colocação dos respectivos registros. Já na quarta (20) foi feita a retirada da bomba provisória e hoje (quinta-feira) teve início a instalação da bomba definitiva.

“Será mais um grande investimento no abastecimento de água para os residenciais Maracá e Montana. Antes, tínhamos a bomba provisória com produção de 50 mil litros de água por hora e, agora com a bomba definitiva, serão 200 mil litros de água por hora, isto é, quatro vezes mais, o vai melhorar bastante o abastecimento naqueles locais”, disse o prefeito Daniel Alonso.

Mesmo durante a execução dos serviços, não houve problema no abastecimento, como explica o presidente do Daem, Marcelo de Macedo. “Conseguimos atender bem o Maracá e o Montana durante estes três dias com água de outros dois poços. Agora, com esta nova bomba, a situação vai melhorar bastante naquela região.”

SETE POÇOS

A Prefeitura de Marília e o Daem realizaram nos últimos meses a perfuração de sete poços artesianos, alguns em parcerias com construtoras, sendo dois na zona leste, dois na zona norte, dois na zona sul e um na zona oeste da cidade, o que possibilitará mais de 6 milhões de litros de água por dia.

Um dos poços está localizado na Represa do Norte, que fica ao lado da Represa Cascata, na zona leste, que tem vazão de cerca de 50 mil litros de água por hora e irá abastecer os bairros da zona leste e parte da zona sul (Nova Marília 1 e 2), que já está interligado com o reservatório ao lado do Samu, que tem capacidade de 2 milhões de litros de água – um segundo poço já está sendo perfurado próximo a este local.

Outros dois poços estão localizados nos jardins Maracá e Montana, no distrito de Padre Nóbrega, na zona norte, e irão atender bairros daquela região da cidade, ambos já em funcionamento.

Na zona sul, mais precisamente no Sistema Cavalete, o Daem perfurou um poço com recursos próprios, também com vazão de aproximadamente 50 mil litros de água por hora, que será interligado à rede de abastecimento da zona sul, atendendo a região do Nova Marília e bairros adjacentes. Para entrar em funcionamento, Daem aguarda a CPFL fazer a instalação da energia no local.

Um sexto poço fica na zona norte e começou a ser perfurado para atender a região do Santa Antonieta. Outro poço está sendo perfurado na zona oeste.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM