24 OUT 2018
“Caminhada Pela Vida” no centro encerra Outubro Rosa neste sábado

Concentração começa às 9h30 na Praça Saturnino de Brito, em frente à Prefeitura; haverá animação da cantora Marlu da Banda Fama Trio

Marília promove neste sábado uma mobilização popular para chamar atenção à prevenção do câncer de mama. A “Caminhada Pela Vida – Outubro Rosa” percorrerá um trajeto central, passando pelas ruas São Luiz, José de Anchieta e Sampaio Vidal.  A animação será da cantora Marlu e do músico Benê (Fama Trio). Para participar, basta comparecer à Praça Saturnino de Brito (em frente à Prefeitura), às 9h30.

O movimento global repercute em Marília, por meio das ações de inúmeras organizações, como a Associação Amigos do COM (Centro de Oncologia de Marília), ACC (Associação de Combate ao Câncer), Santa Casa de Marília, Famema, demais instituições de saúde e ensino, do Poder Público e iniciativa privada.

Para Marlu é uma causa muito importante e próxima da maioria das pessoas. “Minha mãe, aos 71 anos, descobriu o câncer de mama. Foram quatro anos de quimioterapia, uma luta muito grande. Então precisamos falar desse assunto, alertar as pessoas, diagnosticar e tratar com rapidez”, disse a artista.

ROTEIRO

A Caminhada é promovida pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Cultura, com participação de instituições de saúde, ensino, associações, igrejas e comunidade em geral.

O percurso tem 1,3 quilômetro, com saída da Praça Saturnino de Brito pela avenida Rio Branco, seguindo até a rua São Luiz. Irá percorrer a principal rua do comércio de Marília até o cruzamento com a rua José de Anchieta, subindo para a Sampaio Vidal e regressando ao local de origem.

ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Kátia Ferraz Santana, secretária municipal da Saúde, explica que o objetivo é chamar a atenção para hábitos saudáveis de vida e diagnóstico precoce. A cidade é referência no atendimento médico e também em mobilizações sobre o câncer de mama.

As ações da saúde municipal incluem intensificação dos exames de mamografia (durante os próximos meses) para zerar a fila pelo exame. Na rede básica de saúde e serviços especializados estão sendo promovidas rodas de conversa, palestras, abordagens coletivas e ações educativas nas comunidades.

“É um mês em que as ações, rotineiras, são reforçadas. É um convite à reflexão sobre a importância do autoexame, do exame clínico regular, das mamografias conforme a indicação da faixa etária, de tratar o assunto com muita seriedade, sem tabus, tanto na conversa com homens quanto com mulheres. A vida é uma causa de todos e independe de sexo, idade ou outra característica”, disse a secretária.

AMBULATÓRIO

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) de Marília são porta de entrada para o atendimento à mulher, para acesso à rede que oferece prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Um dos elos dessa corrente é o Ambulatório de Patologias Mamárias, que funciona no bairro Alto Cafezal. O médico responsável pela unidade é o mastologista Carlos Giandon, que também atua no COM (Centro de Oncologia de Marília), na Santa Casa.

Em 2018, de janeiro a junho, foram realizados 359 atendimentos a mulheres que já haviam passado por médicos da rede e receberam indicação para consulta com Giandon.

No período, o ambulatório fez 255 exames de ultrassom, três biópsias, oito exames de PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Entre todos os casos atendidos, um caso foi diagnosticado positivo e encaminhado para tratamento médico-hospitalar.

“No ano passado completamos 10 anos de ambulatório, com a marca de mais de 8 mil atendimentos prestados. É um diferencial de Marília e consideramos muito importante que essa conquista seja preservada e fortalecida para que a cidade atue de fato de forma preventiva e vidas possam ser salvas”, disse Giandon.

MAIS INFORMAÇÕES

Para participar da “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa” basta comparecer em grupo organizado ou individualmente neste sábado, às 9h30, na praça Saturnino de Brito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500 (Saúde, com Carlos ou Regiane) ou (14) 340266-00 (Cultura, com Luciana).