24 MAI 2018
Ampliação Aeroporto: Prefeitura conquista inclusão no cronograma de obras

O prefeito Daniel Alonso visitou na última quarta-feira (23) a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) em Brasília (DF), juntamente com o deputado federal Sinval Malheiros e o vereador Evandro Galette.

A comitiva mariliense foi reivindicar junto ao secretário Dario Rais Lopes a inserção do projeto de ampliação do Aeroporto Estadual de Marília Frank Miloye Milenkovich no cronograma de obras do Ministério dos Transportes. O grupo conseguiu o feito e as obras vão ganhar prioridade. O investimento será de R$ 20 milhões.

“Essa é uma grande reivindicação dos marilienses. Nosso aeroporto está defasado e esta reforma estava prevista há muito tempo, mas não era prioridade. O secretário nos deu uma previsão para que as obras iniciem apenas em 2021, mas não podemos ficar parados. Vamos lutar politicamente para antecipar essa ampliação e modernização para 2019”, disse Daniel Alonso, prefeito de Marília.

“Conquistamos a colocação da reforma e ampliação no cronograma de obras do Ministério dos Transportes. Agora vamos lutar para que isso aconteça o mais rápido possível”, disse o vereador Evandro Galette.

Projeto Completo

O projeto de reformas e ampliações do aeroporto de Marília prevê um novo terminal de embarque, que passaria dos atuais 572 metros quadrados para 3.500 metros quadrados; um novo pátio para estacionamento das aeronaves, dos atuais 4.200 metros quadrados, seria ampliado para 23.100 metros quadrados; a pista de pouso e decolagens seria recapeada e um novo terminal de embarque teria espaço para estacionamento de 300 veículos.

“O Projeto completo já está previsto no Plano Municipal de Turismo, que além da modernização do aeroporto, também prevê a criação de um memorial da TAM [hoje Latam] em anexo ao terminal de embarque, um minimuseu”, afirmou Daniel Alonso. A empresa de transportes aéreos começou em Marília, mas hoje não opera na cidade.

Reunião DAESP

Em fevereiro desse ano uma comitiva mariliense esteve em reunião com o superintendente Fábio Caloni, do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), em São Paulo, também para falar sobre o aeroporto de Marília. Na ocasião autoridades marilienses entregaram o projeto de reforma do local.

O grupo foi composto pelo prefeito Daniel Alonso; presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Damasceno; secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Júnior; vereador Marcos Rezende, representando o deputado federal Walter Ihoshi; e o deputado estadual João Caramez.

Também integraram a comitiva o vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) Libânio Nunes; o presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) Adriano Martins e o representante da Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) e da Univem, gestora do Parque Tecnológico, Elvis Fusco.

Além do superintendente do Daesp, receberam o grupo o diretor de Projetos e Obras do departamento, Jamil Abukater, além do assessor da Secretaria de Logística e Transporte, Leandro Mendes.

Voos atuais

Hoje a única empresa que atende Marília é a Azul Linhas Aéreas, com dois voôos diários nos dias úteis para Campinas (um às 6h e outro às 15h10). Aos domingos, apenas um voo às 15h10. O trecho de 98 quilômetros entre Campinas e São Paulo é realizado de ônibus.

Os voos diretos de Marília para São Paulo deixaram de existir em 2012, quando a empresa Trip Linhas Aéreas parou de operar na cidade.

Fotos: Mauro Abreu / Assessoria de Imprensa