23 JUN 2016
Show de Moraes Moreira e Davi Moraes é aplaudido de pé no teatro

“Estou matando a saudade de Marília. Essa cidade é muito especial para mim. Me inspirou na música composta há 35 anos. Estou emocionado mesmo”, comentou Moraes Moreira ao ser aplaudido de pé pelo grande público que lotou o Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”, no show desta terça feira.

A música “Mulher e Cidade Marília ” foi composta em 1981 quando Moraes veio fazer um show no Yara Clube e ao passar diante da Prefeitura Municipal leu a frase escrita no prédio “Marília, Símbolo de Amor e Liberdade. “Estava no ônibus com a banda.Na hora peguei o violão e fiz a canção. Minha esposa na época também tinha o nome Marília”, explicou.

O show “Nossa Parceria” trouxe ao teatro o cantor de 68 anos de idade com o filho Davi Moraes, de 43. Durante uma hora e meia, promoveram o encontro de gerações , apresentando canções inéditas da dupla, clássicos da Música Popular Brasileira e sucessos inesquecíveis desde a década de 60 de Moraes Moreira com “Novos Baianos”, “Dodô e Osmar” e carreira solo. São quase 50 anos de carreira e 40 disco gravados.

“O Davi é meu orgulho. No show a velha e boa intimidade musical lapidada pelo tempo. Emociona mesmo”, afirmou.

Um momento que encantou o público foi a apresentação instrumental de pai e filho apresentando dois chorinhos. Moraes com o violão e Davi tocando bandolim. A plateia aplaudiu de pé.

A banda também foi destaque com Cesinha(bateria), Marcos Moletta(guitarra e guitarra baiana) e Augusto Albuquerque(baixo). Também são componentes Roberto Stepheson(sax e flauta) e Vander Nascimento (trompete).

Elogios ao novo Teatro:

“O teatro ficou um espetáculo. Que acústica”. Esse foi o comentário de Moraes Moreira sobre o novo espaço inaugurado recentemente.

O filho Davi emendou. “Além do teatro, um público empolgante. Mexeu mesmo com a gente. Gostei muito de Marília”, afirmou.

Moraes Moreira ficou emocionado quando recebeu durante o show o título de “Visitante Ilustre” da Câmara Municipal, entregue pelo vereador José expedito Capacete.  “Deus está me dando essa benção de voltar à Marília ser aplaudido, homenageado e cantar no mesmo tom de 35 anos atrás a canção que essa cidade me inspirou. Emociona.  Obrigado mesmo”, afirmou Moraes.

O filho Davi também não poupou elogios. “Que cidade organizada e limpa. Tem que ser exemplo para outros municípios. Além disso, o teatro é perfeito. Ótima acústica”, afirmou Davi. atualmente casado com Maria Rita, com quem tem uma filha.

Vinicius Camarinha destaca a empolgação do show:

O prefeito Vinicius Camarinha destacou a qualidade do show e o momento emocionante da interpretação da canção composta por Moraes Moreira tendo Marília como inspiração. “Moraes  faz parte da história da MPB e na apresentação com o filho Davi,  ficou perfeito o encontro de gerações. Com o novo teatro, os marilienses voltaram a ter espetáculos desse nível. O teatro é do povo, com uma ótima estrutura. Ele teve investimento com o que há de melhor em tecnologia. Fico satisfeito que artistas de nome como Regina Duarte, Danielle Winits, Adriana Birolli e agora Moraes Moreira e Davi Moraes, que se apresentaram, tenham elogiado as condições técnicas do teatro, além da população”, afirmou.

Inaugurando o saguão Ramis Pedro:

Ramis faleceu em 2008, quando tinha 68 anos, ao ser atropelado em São Paulo onde estava participando de um evento para incentivar grupos amadores de teatro. “Ele dedicou 52 anos de sua vida ao teatro, comandando inclusive a Fetalpa(Federação de Teatro Amador da Alta Paulista) e a Escola de Teatro Ramis Pedro, revelando sempre novos talentos. Ele merece ser lembrado”, afirmou o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho.

Os filhos de Ramis, Guilherme, Henrique e Gustavo representaram a família na cerimônia.

Durante a inauguração do saguão, houve também uma homenagem para Artur Lopes Garcia, conhecido como “Tuta” e Henrique Pires de Carvalho.

Tuta, falecido em 2014, aos 73 anos, esculpiu uma obra alusiva à dança, instalada no saguão do teatro.

Já Henrique, faleceu em 2015. Foi o responsável pelo painel metálico representando a partitura da Ópera Tosca. A obra com três metros de comprimento por quase dois de altura, pesando 120 quilos, é elogiada por todos também no saguão do teatro. “Obrigado a Ramis, Tuta e Henrique pela grande colaboração. O teatro é o local adequado para eles serem lembrados para sempre”, afirmou a secretária da Cultura, Taís Monteiro.

Na placa de inauguração consta a seguinte mensagem sobre Ramis Pedro: “Foi nos palcos que ele dedicou sua vida profissional ao teatro amador e à cultura”.

O filho Guilherme diz que a família de Ramis está muito feliz com a homenagem. “Agradeço à Prefeitura pela lembrança por tudo o que meu pai fez pela cultura de Marília. Ele merece mesmo”, destacou.

O prefeito Vinicius Camarinha destacou o grande trabalho pela arte em Marília de Ramis Pedro, Tuta e Henrique Pires de Carvalho. “Um exemplo que precisa ser seguido em benefício da cultura mariliense”, destacou.

Foto: Wilson Ruiz