29 FEV 2016
SAÚDE
Dengue, Chickungunya e Zika vírus: Profissionais da saúde participam de curso de capacitação sobre manejo clínico

Mais de 300 profissionais da área da saúde participaram na manhã do último sábado (27), no auditório da FAEF/FAIP – zona Norte da cidade, do curso de capacitação “Manejo clínico de Dengue, Chikungunya e Zika vírus”. O evento, promovido pela Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e que teve o apoio da Diretoria Regional de Saúde, contou com uma palestra proferida pela médica infectologista, Camila Aparecida Ribeiro.

“Foi uma capacitação muito importante para os nossos profissionais, especialmente em relação ao Zika vírus. Nós não temos casos registrados desta doença na cidade, mas há a circulação viral no Estado e em cidades bem próximas de Marília. Com este curso, eles estarão aptos a distinguir com mais precisão os sintomas clínicos e oferecer um melhor atendimento à população”, comentou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Desde o mês de novembro de 2015, a Secretaria Municipal da Saúde vem promovendo vários cursos e treinamentos para atualizar os profissionais da área sobre os trabalhos de prevenção e os cuidados que devem ser tomados com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “No ano passado, nós fizemos uma edição do curso que foi direcionado aos médicos da rede municipal de saúde. Agora, foi a vez dos nossos enfermeiros e auxiliares participarem desta importante atividade de orientação técnica”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha, que fez questão de prestigiar a abertura do evento.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e de mobilização social estão sendo intensificadas no município, gerando resultados significativos.  “Em 2015, o Estado de São Paulo teve uma grande epidemia de dengue. Conseguimos reduzir drasticamente em Marília os números registrados no ano passado, com a adoção de várias medidas, como a promoção de passeatas, campanhas educativas, mutirões de limpeza, reuniões dos comitês regionais e distritais, vistorias em imóveis residenciais e comerciais, entre outras ações. Este ano, nós estamos com um índice baixíssimo de casos, mas apesar disso, continuamos em alerta máximo contra o mosquito. Lembramos ainda que a união entre o poder público e a população é fundamental para continuarmos com este controle”, finalizou o prefeito Vinicius Camarinha.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz