Foi encerrada nesta quarta-feira a 5ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Durante três dias, o evento foi, realizado no Alves Hotel, organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, e pela Cipa(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com participação média de 400 pessoas por tarde. O comparecimento foi voluntário, fora do horário de trabalho dos funcionários do setor.
Nesta quarta-feira, a psicóloga Tânia Peregrina Rodrigues, do Sesmet (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho) proferiu palestra sobre “Trabalhoem equipe. Comunicaçãoe estresse”. Na segunda e terça feira, o cabo Marlon, do Corpo de Bombeiros, falou sobre “Acidentes Domésticos” e na segunda, o policial militar abordou a violência no trânsito.
O secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini, afirmou que a organização do evento foi um investimento na qualificação profissional. “Quando se diminui o número de acidentes de trabalho no setor, há maior disponibilidade de funcionários para o atendimento da população. A grande preocupação atualmente são os acidentes perfuro cortantes, provocados principalmente por agulhas, que podem transmitir doenças contagiosas aos funcionários. Quando há conscientização e treinamento para se evitar os acidentes, todos ganham” destacou o secretário.
Aproveitando o “Dia do Desafio”, por 15 minutos, os participantes realizaram atividade física sob comando da personal training Aline Cardoso de Almeida, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Foram computados 400 pontos para Marília na disputa contra a cidade chilena de Arica.
A Assistente Social do Hemocentro, Lucimara Faustino Custódio, comentou a importância da doação de sangue e de medula.
Para melhorar a integração entre os funcionários, houve a apresentação musical de Laerte Marques com a participação de Fábio Mattos e Elisandra Klemp, além do cantor sertanejo Caim. Em torno de 40 empresas de Marília, colaboraram com a comissão organizadora oferecendo brindes para o sorteio entre os presentes.
Assessoria de imprensa