08 JUN 2020
EMDURB
Diretor da Emdurb de Marília participa de webconferência sobre mobilidade urbana
Reunião do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana reuniu cerca de 120 secretários e diretores de diversas cidades

A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), esteve representada na 74ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.
Pela primeira vez o evento foi realizado via webconferência por causa da Covid-19. O presidente da Emdurb, Dr. Valdecir Fogaça, representou Marília no evento que aconteceu de 3 a 5 de junho, reunindo cerca de 120 secretários e diretores de diversas cidades.
Na reunião foram discutidos temas como Ações do Governo do Estado diante do Cenário da Covid-19; Consolidação das propostas das entidades representativas do Setor de Transportes Públicos devido à Pandemia da Covid-19; Prorrogação dos Prazos para recursos de autuações e indicações de condutores – Contran e Denatran; Convênios com Detran; Dificuldades com Prestações de Contas; e Experiências Municipais Adotadas diante da Covid-19.
Dr. Valdeci Fogaça, que coordenou o fórum Experiências Municipais Adotadas diante da Covid-19, disse que o maior objetivo é preservar e priorizar a saúde das pessoas, por meio de protocolos baseados em experiências bem sucedidas realizadas no mundo e no Brasil.
“Em Marília estamos trabalhando num projeto de ciclovias. Teremos que trazer novos meios de locomoção da população para tentar desafogar o trânsito no aspecto geral, buscando tirar um maior número de veículos das ruas para o trânsito fluir melhor, porém com uma modalidade diferente que é o uso de bicicletas, por exemplo”, disse o presidente da Emdurb.
Fogaça afirmou que eventos como este se faz necessário para discutir entre os dirigentes municipais e estaduais os acertos para a situação pós-pandemia, que vai impactar a vida das pessoas. “Cada município tem uma característica e reuniões como esta permitem a cada município agregar ações que deram certo em outras cidades.”
Para o diretor da Emburb o transporte público não pode ser visto apenas como uma forma de acesso da população ao trabalho. “O transporte público também é um serviço social porque assim deve ser visto também. O prefeito Daniel Alonso pede para que a gente realize algo que traga benefícios à população e temos obtido várias conquistas, mas temos muito a avançar e é isso que estamos buscando a cada dia”.
A presidência do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade foi de Atílio André Pereira. Além dos dirigentes municipais participaram do encontro os secretários estaduais de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto; e de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; Executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy; Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); e Rodrigo Mata Tortoriello, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.