16 JUN 2020
CODEMAR
Prefeitura de Marília orienta trabalhadores da Codemar sobre cuidados com a Covid-19
Objetivo é levar conhecimento sobre os meios para evitar contaminação pelo Novo Coronavírus

Por determinação do prefeito Daniel Alonso, o Nepem (Núcleo de Educação Permanente) da Secretaria Municipal de Saúde efetuou uma palestra aos trabalhadores da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília) sobre os cuidados que eles devem ter para evitar a contaminação pelo Novo Coronavírus (Covid-19).
A ação funcional foi realizada pelas equipes do Nepem, da Saúde da Mulher e da Saúde do Adulto para orientar aqueles funcionários que estão voltando ao trabalho após a quarentena e principalmente aqueles que têm alguma doença crônica pré-existente, como diabetes e hipertensão, além de servidores com mais de 60 anos de idade.
Segundo a enfermeira responsável pelo Nepem, Catiane Berbel, os funcionários receberam instruções sobre a importância das EPIs usadas habitualmente no trabalho e a introdução do uso de máscaras, do álcool em gel, da necessidade de manter uma distância segura entre eles e para evitar o cumprimento tradicional com abraços e apertos de mãos.
“Passamos a todos os funcionários orientações de como utilizar os equipamentos de proteção e mostramos a importância de seguir as regras básicas para sua proteção pessoal e a proteção dos colegas de trabalho”, disse Catiane Berbel.
O presidente da Codemar, Claudirlei Santiago Domingues (Tatá), agradeceu à equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho nos cuidados com os trabalhadores da empresa.
“Foi uma ação muito importante realizada pelo Nepem, junto com a Saúde do Adulto, além das informações sobre como se proteger do Novo Coronavírus. Os nossos funcionários também participaram de atividades físicas elaboradas pela equipe, como alongamento, para que eles reproduzam sempre no início dos trabalhos”, afirmou o presidente da Codemar.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, destacou o trabalho feito pelas equipes do Nepem, da Saúde do Adulto e da Saúde da Mulher. “Assim que o prefeito Daniel Alonso falou comigo já entrei em contato com o Nepem, pedindo a eles para elaborar e realizar uma ação voltada à orientação dos funcionários da Codemar que estão retornando ao trabalho neste momento”, disse o secretário.
O prefeito Daniel Alonso falou sobre a necessidade da proteção dos funcionários neste momento de pandemia. “Temos muito respeito a todos os servidores e aos funcionários que prestam serviço à Prefeitura. Por isso é muito importante ações como esta para poder orientar estes trabalhadores da importância de se protegerem para não serem contaminados pela Codiv-19”.
Todos os funcionários receberam da Equipe da Saúde do Adulto máscaras que foram confeccionadas por voluntárias da Secretaria de Saúde de Marília.
No final foram sorteados também pela Saúde do Adulto alguns kits com mais máscaras e álcool em gel aos participantes
O Nepem distribuiu aos funcionários da Codemar folders com orientações gerais sobre como se proteger e quais são os sintomas da Covid-19, para que se necessário, os profissionais procurem ajuda médica.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM