18 ABR 2019
EMDURB
Terminal Urbano altera posição das baias para facilitar o embarque dos passageiros

O Terminal Rodoviário Urbano Municipal de Marília Dom Hugo Bressane de Araújo, que centraliza o transporte coletivo de passageiros da Prefeitura de Marília, através da concessão do serviço para duas empresas privadas, anuncia mais um programa de melhoria e readequação do atendimento após firmado acordo de reajuste tarifário e investimentos no setor em fevereiro passado.

Uma nova alteração é aplicada pela empresa Sorriso de Marília a partir deste feriado de sexta-feira, 19 de abril, seguida de nova alteração pela empresa Grande Marília dentro de 15 dias.

A mudança é simples, mas que irá facilitar e agilizar o embarque e desembarque de passageiros. A novidade consiste na alteração da posição das linhas convencionais nas baias existentes no pátio do Terminal Urbano.

Em vez de seguir a ordem pré-existente há anos, de forma aleatória, criada conforme o surgimento e fixação das 35 linhas de ônibus existentes, as duas concessionárias, em conjunto com a Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) e a Prefeitura de Marília, vão reposicionar as linhas nas baias por afinidade regional, separando de um lado linhas que vão para uma mesma região e do outro lado linhas que vão para a outra região atendida pela empresa.

Em Marília, o transporte coletivo de passageiros do município é regulamentado por lei municipal e estabelece através de contrato administrativo com as empresas vencedoras da concorrência pública um conjunto específico de linhas e itinerários a serem cumpridos em um sistema impositivo de transporte. No caso, o sistema bairro-centro em que todas as linhas começam no bairro e se encerram no Terminal.

O problema é que o terminal ficou pequeno e limitado, possuindo apenas 18 baias (áreas de embarque e desembarque) e receber 35 linhas. São nove baias (corredor voltado para o camelódromo) para a Sorriso de Marília estacionar seus veículos de 18 linhas, sendo seis da região Oeste (Campus, Cavalari, Flamingo, Califórnia, Argolo Ferrão e Veneza) e 12 da região Sul (Lácio, Jóquei, Marajó, 3 Lagos, Guarujá, Teotônio, Vila Real, 1º Grupo, 2º Grupo, 3º Grupo, Nacional e Sta Clara). As linhas Oeste ficam voltadas para esquerda de quem entra pela Avenida Brasil e as linhas Sul à direita (veja ilustração).

As outras 17 linhas nas outras nove baias destinadas à Grande Marília também receberão novo arranjo de disposição por afinidade regional dentro de 15 linhas e serão anunciadas adequadamente para os clientes e através da mídia e imprensa.

Foto e arte Divulgação

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024