15 SET 2023
DAEM
Mais de 100 dias de seca deixam Marília em estado de alerta e Daem lança campanha para consumo consciente e sem desperdício
2023 acumula longa estiagem, com dois terços do ano sem registrar uma só gota de chuva. Com baixo nível d’água, represa Cascata é essencial ao abastecimento da zona Leste

A Prefeitura Municipal de Marília e a autarquia municipal do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) emitem estado de alerta com relação ao fornecimento de água na cidade. Em decorrência da longa estiagem de 2023, provocando no Município um período de seca superior a 100 dias - ou seja, em 100 dias não houve ocorrência de nenhuma chuva significativa ao ponto de repor os cursos d’águas e reservatórios estratégicos, a exemplo da represa Cascata, na zona Leste - o consumo deve ser consciente, otimizado e sem qualquer desperdício.

“A situação agravou-se a partir da seca de 2023, que em 260 dias do ano, aproximadamente até agora, ocorreram chuvas apenas em 75 dias, o que corresponde a uma estiagem prolongada, pois praticamente em dois terços deste ano não houve uma gota d’água de chuva”, afirmou o chefe de gabinete do chefe do Poder Executivo, Levi Gomes de Oliveira. Reunião emergencial comandada pelo prefeito em exercício, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), com a participação do chefe de gabinete Levi Gomes, diretoria e equipe técnica do Daem, estabeleceu o estado de alerta com relação ao abastecimento de Marília.

“O que ficou claro para todos nós é que a capacidade hídrica de Marília está totalmente comprometida devido aos 100 dias de seca. A estiagem prolongada deste ano praticamente secou os mananciais de superfície e, desta forma, tanto o Ribeirão Arrependido e Rio do Peixe, quanto a represa Cascata estão com seus respectivos volumes reduzidos”, contextualizou o prefeito em exercício Cícero do Ceasa. Acrescido ao período seco, a escassez de água vem ocorrendo por dois outros fatores externos: constantes furtos de cabos elétricos nas estações de tratamento, de captação e poços, que resultam em interrupções, e as queimas de bombas em decorrência da oscilação no fornecimento de energia. Em ambas as situações, as pausas para reparos e consertos interferem diretamente nos volumes dos reservatórios administrados pelo Daem.

Ao usar água, evite o desperdício. A água é o bem mais valioso e 70% do consumo de água numa residência está associado ao uso do banheiro, 10% em limpeza de calçadas e irrigação de jardins, 10% na área de serviço - incluindo lavagem de roupas - e 10% na cozinha - limpeza de louças, talheres e pratos. “Diante dessa situação, peço que todos cooperem, pois assim o abastecimento não ficará comprometido”, destacou o prefeito em exercício, vice-prefeito Cícero do Ceasa.

Represa Cascata

A represa Cascata é fundamental para o abastecimento da região Leste de Marília. Entretanto, atualmente ela encontra-se com nível baixíssimo de água, o que impede de realizar a captação. Por conta da não utilização da Cascata por esse período, a autarquia do Daem faz periodicamente o remanejamento do sistema para suprir os bairros da zona Leste. Em decorrência disso, alguns pontos da cidade ficam temporariamente desabastecidos. Com relação às chuvas, dos 260 dias aproximados de 2023, quase 185 não registraram uma gota d’água. Agosto costuma chover 32,7 milímetros, mas em 2023 não chegaram a 15 milímetros. Julho, com 21 milímetros, não registrou chuva significativa e a marca daquele mês em 2023 foi de zero milímetro. Junho também apresentou déficit. Setembro, que historicamente registra 82 milímetros, até agora (dia 15) teve 15,3 milímetros de chuva.

Fotos: Mauro Abreu

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024