10 NOV 2023
SAÚDE
Atenção Primária da Saúde ajuda Marília a ficar entre as 10 melhores cidades do Brasil para pessoas que têm mais de 60 anos
Ranking nacional divulgado pelo Instituto de Longevidade (IDL) avaliou dados 23 indicadores econômicos, socioambientais e de saúde: Marília obteve 3 notas máximas
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde de Marília comemoram o reposicionamento da cidade no ranking do Instituto de Longevidade (IDL), que analisa indicadores econômicos, socioambientais e de saúde dos 5.565 municípios brasileiros. A edição de 2023 ampliou o número de indicadores, num total de 7 aspectos econômicos, 6 aspectos socioambientais e 10 aspectos de saúde. Com três notas máximas (100) e a maioria acima da média, Marília é a 6ª Melhor Cidade Grande do Sudeste e a 10ª Melhor Cidade Grande do Brasil em qualidade de vida para quem tem mais de 60 anos.

O ranking é organizado a partir de dados econômicos, socioambientais e de Saúde coletados de fontes oficiais relacionadas à população com mais de 60 anos, conhecida como ‘Melhor Idade’. Os dados coletados são avaliados e classificados de 10 a 100, para fins de ranqueamento. Marília teve nota máxima em três pontos, demonstrando que a rede municipal de atenção primária, formada por 54 unidades e equipes de saúde, centros de especialidades e pronto-socorros, que deram a nota máxima no indicador “estabelecimentos de saúde”, são um dos melhores do Brasil.

Mais que isso, apontou nota máxima aos profissionais da saúde, que na Atenção Primária oferecida à população existem profissionais capacitados para o serviço. O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, destacou que o Município ainda possui uma Atenção Especial para a Terceira Idade, com diversos programas, ações e atividades em toda a cidade, que corroboram com o título recebido, de melhor cidade para se envelhecer. “O idoso recebe uma série de programas vinculados ao atendimento, em que o setor técnico da Saúde do Adulto promove para garantir a qualidade de vida, apoio social e atendimento adequado à Saúde. São ações que facilitam a vida dos idosos e garantem maior longevidade”, declarou o secretário municipal e médico com vasta experiência na Atenção Básica de Marília.

A enfermeira Fabiana Fernandes dos Santos, responsável pela equipe técnica da Saúde do Adulto, contou que o município oferece atenção especial caso-a-caso para pacientes idosos, com atenção multidisciplinar, para analisar não só as carências de saúde, mas as sócio-culturais e familiares, para enquadrar quais benefícios e programas serão oferecidos.  “Marília desenvolve o programa “Amigos da Pessoa Idosa” pelas USFs que mapeiam a população com mais de 60 anos de cada território de atuação em saúde da cidade, monitorando o Estado de saúde de todos. Quando um idoso adoece, ele é colocado no programa PTS (Projeto Terapêutico Singular), que equipes multidisciplinares, intersetoriais e intersecretariais, para analisar o nível de carência e cuidado e então aplicar todas as ações de cobertura. Não é apenas a consulta, o médico e o remédio que oferecemos. Dependendo, envolve educador-físico, fisioterapeuta, fono, psicólogo, como também complemento alimentar, pois muitos estão em tão abandono que a saúde é apenas parte do problema. Estamos bem no ranking de longevidade porque lutamos muito para mantermos todos nossos idosos vivos o máximo possível”, declarou.

Fabiana dos Santos observou que, além dessa atenção primária diferenciada, as unidades oferecem grupos de atividade, de passeio, de artesanato, Programa Remédio em Casa (leva o medicamento para quem tem dificuldade de locomoção). “Temos um geriatra que dá o suporte para todas as unidades e a novidade é que estamos em uma parceria com a Famema (Faculdade de Medicina de Marília) para capacitar todos profissionais da saúde a aprender a fazer avaliação multidimensional do paciente idoso, ou seja, não verificar apenas a queixa médica, mas as condições sociais, econômicas, familiares, psicológicas, para se direcionar adequadamente os serviços ao paciente”, concluiu.

Serviço Social

A assistente social Luana Fernanda Aparecida Pinto Brandão, responsável pelo Serviço Social da Secretaria Municipal da Saúde, detalhou os aspectos sociais complementares ao paciente idoso, como destacado pela Saúde do Adulto. “O Município compreende a realidade do idoso, que muitas vezes vive sozinho, com poucos recursos, e oferece uma série de serviços de apoio, orientação, mas principalmente insumos, como as fraudas geriátricas, os suplementos alimentares (que muitos só vivem disso) e dietas enterais”, exemplificou.

A Atenção ao Idoso vai além da Secretaria Municipal da Saúde, envolve outras pastas, como a Assistência e Desenvolvimento Social, com suas ações e atividades nos Centros de Referência (Cras), a dos Direitos Humanos, com serviços e apoios ao idoso, inclusive com Disque Denúncia, da Educação, entre outras Secretarias da Prefeitura de Marília. O terceiro setor (não governamental), associações e universidades contribuem para amparar a longevidade do mariliense.

Para o prefeito Daniel Alonso o reconhecimento nacional sobre a qualidade dos serviços públicos essenciais garantidos pela Prefeitura Municipal de Marília a população comprova a eficiência da gestão e do trabalho desenvolvido desde o início de seu primeiro mandato. “A cada dia trabalhamos intensamente para que o legado de nosso trabalho continue transformando vidas, melhorando a vida das famílias e projetando Marília para o crescimento pleno”, garantiu Daniel Alonso.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024