27 NOV 2023
SAÚDE
Saúde promove campanha para incentivo ao teste rápido de Aids e sífilis em Marília
Campanha ‘Fique Sabendo’, realizada há 16 anos consecutivos, acontece de hoje (dia 27 de novembro) a 7 de dezembro
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, promove a partir desta segunda-feira, dia 27 de novembro, a 7 de dezembro a campanha ‘Fique Sabendo’, que há 16 anos programa ações de divulgação e incentivo à prática da testagem preventiva contra HIV e sífilis, para detecção precoce de diagnósticos positivos, permitindo assim que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. O plantão intensivo e organizado para a realização de testes rápidos grátis é oferecido no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e haverá ainda programação externa, em feira noturna e também em praça pública.

A campanha aproveita o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) para estimular a prática ou o hábito da testagem preventiva dessas duas graves doenças sexualmente transmissíveis. O SAE contará com horário ampliado de funcionamento e ações externas de testagem. Basta o interessado comparecer à unidade portando documento com foto, não precisa de agendamento. Basta comparecer com documento de identidade e se possível o Cartão SUS. O SAE fica na Rua Sete de Setembro, nº 716. Confira o cronograma especial de atendimento e as datas de testagem externa.

Qualquer pessoa com vida sexual ativa pode e deve fazer o teste rápido. Principalmente quem tenha passado por alguma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido. Importante: após a infecção, o vírus pode levar até 30 dias para aparecer no exame (isso se chama janela imunológica). Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica e o resultado der negativo, é recomendado esperar 30 dias após a exposição e fazer o teste novamente.

Em caso de exposição à situação de risco, o paciente pode procurar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) Sexual. A PEP é um tratamento de urgência que deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição. Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

“Fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a sua saúde.  Se você fica sabendo que não tem o vírus, tem mais um motivo para continuar se cuidando. Caso seja diagnosticado com HIV, será encaminhado para um serviço de saúde para iniciar logo o tratamento”, disse o médico e secretário municipal da Saúde e médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

O SAE atende atualmente cerca de 500 portadores de HIV no Município. Na campanha do ano passado foram realizados 200 testes. O SAE oferece serviço de testagem gratuita permanente ao longo do ano.

Confira os horários e dias de testagem no SAE e quando a equipe técnica estará na Feira Noturna e na praça da ‘ilha’ da Galeria Atenas.

Cronograma de testagem rápida HIV e sífilis

Campanha Fique Sabendo 2023

27/11/2023 (2ª feira)      Das 7 às 18h     SAE
28/11/2023 (3ª feira)      Das 7 às 18h     SAE