27 NOV 2023
SAÚDE
Saúde de Marília mantém alerta para necessidade de vacinação para prevenção da meningite
Vigilância Epidemiológica recebe a confirmação do 3º óbito por meningite ocorrida de 2023 em Marília
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que não existe quadro epidêmico de meningite no Município, mas que a doença é endêmica e exige cuidados constantes com manipulação de alimentos, ingestão de água contaminada e, principalmente, cobertura vacinal.

Nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, a Vigilância Epidemiológica do Município recebeu a confirmação do 3º óbito provocado pela doença na cidade, com 29 diagnósticos positivos ao longo do ano. No ano passado foram registrados 35 diagnósticos positivos com quatro óbitos. As unidades de saúde de Marília oferecem as vacinas que previnem a maioria dos tipos de meningite: Pentavalente, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e Meningo acwy. A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Há diferentes tipos de meningite e, para cada um deles, causas e sintomas específicos. O tipo de meningite mais conhecido e recorrente é o causado por bactérias: a meningite bacteriana. Os demais tipos de meningite fazem parte do grupo de meningites assépticas, que é quando a doença não é causada por bactérias, mas por fatores como: vírus (Meningite Viral); fungos (Meningite Fúngica); parasitas (Meningite Eosinofílica); lesões físicas (traumatismo craniano); infecções, como otites, por exemplo; câncer; e uso de medicamentos.

O terceiro óbito provocado por meningite em Marília é de um homem de 71 anos de idade, sem comorbidades, segundo notificação hospitalar. Ele foi internado em 24 de setembro e faleceu no dia 16 de novembro. Para tomar a vacina basta procurar a unidade de saúde mais próxima.

As vacinas, disponibilizadas pelo SUS, estão disponíveis por faixa etária. A pentavalente deve ser administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida. Já a vacina Meningocócica C deve ser administrada aos 3 e 5 meses, recebendo 1 reforço aos 12 meses de idade. Esta também está disponível, por tempo indeterminado, para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada. No que diz respeito à Pneumcócica 10 valente, esta deve ser administrada aos 2 e 4 meses, recebendo 1 reforço aos 12 meses. Para os adolescentes de 11 a  12 anos está disponibilizada a vacina meningocócica ACWY, na qual também está disponível para uso temporário (até 31/12/2023) para adolescentes de 13 e 14 anos de idade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024