25 JAN 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura Municipal de Marília inaugura Cras ‘Regina Célia’ e prefeito Daniel Alonso ressalta papel essencial do acolhimento e da proteção às famílias marilienses
“Todo o trabalho de política pública começa com o amparo ao núcleo familiar, no atendimento às crianças, aos idosos, às mães”, afirmou o chefe do Executivo durante seu discurso
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social inauguraram na quarta-feira, dia 24 de janeiro de 2024, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ‘Regina Célia Gomes de Moraes Micheli’, na rua Amador Bueno, nº 885, no Comerciários II, na zona Oeste. A solenidade de entrega contou com as presenças de moradores do bairro, público atendido nas atividades de fortalecimento de vínculos, grupo da terceira idade, servidores municipais e autoridades municipais, entre elas o prefeito de Marília, Daniel Alonso, vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, secretário municipal da Assistência Social, Delegado Damasceno, e os vereadores Sérgio Antonio Nechar, o ex-deputado Dr Nechar (PSB), e Marcos Rezende (PSD), ex-presidente da Câmara Municipal de Marília.

“Todo o trabalho de política pública começa com o amparo ao núcleo familiar, ao atendimento às famílias, no atendimento às crianças, aos idosos, às mães e a família é prioridade em nosso governo e aqui no Cras ‘Regina Célia’. Quero ressaltar as presenças da família da nossa homenageada, representada aqui pela filha Nathália de Moraes, pela neta Lívia de Moraes Michele dos Santos e sua irmã Maria de Lourdes Gomes de Moraes. Obrigado pelas presenças e, certamente, a Regina Célia ficaria imensamente honrada de saber que este prédio, tão amplo e estruturado, está recebendo nesta manhã o seu  nome”, afirmou o prefeito Daniel Alonso ao discursar durante a inauguração do centro.

Fundado em julho de 2008, o Cras Vila Coimbra realiza os serviços PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), ambos com objetivos de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Também orienta sobre os benefícios assistenciais e realiza encaminhamentos ao CadÚnico, o Cadastro Único, que é a porta de entrada para os benefícios essenciais, como o Bolsa Família. Acompanharam o prefeito Daniel Alonso e o vice-prefeito Cícero do Ceasa à solenidade no Cras ‘Regina Célia’ os secretários municipais André Gomes (Cultura), Eduardo Yamamoto (Tecnologia da Informação), Dr Ricardo Mustafá (procurador-geral do Município), Dr Alysson Alex (assessor especial de Governo), Mauro Brito de Abreu (Diretoria de Divulgação e Comunicação), Fábio Alves de Oliveira (Obras Públicas), Wânia Lombardi (Direitos Humanos), Márcio Spósito (Meio Ambiente), Dr Valdeci Fogaça (diretor-presidente da Emdurb), Cássio Luiz Pinto Júnior, o Cassinho (Administração) e a diretora da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) de Marília Helide Maria Parreira.

Utilizaram a palavra na cerimônia de inauguração o vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, os vereadores Dr Nechar e Marcos Rezende, o secretário municipal de Assistência Social, Delegado Damasceno, e a responsável pelo centro, Maria Helena Clemente Gattaz. O ‘Regina Célia’ oferece uma série de ações por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com acolhida, escuta qualificada por profissional da assistência social (feita por um assistente social ou um psicólogo), acompanhamento social, encaminhamento à rede de proteção socioassistencial, inserção em oficinas e programas sociais, palestras, rodas de conversa e encontros informativos, além de outras práticas construtivas, como orientação sobre direitos sociais e prevenção.

Em 2023 foram realizados 865 acompanhamentos de famílias, 4.251 atendimentos individualizados e mais de 545 idosos (acima de 59 anos) participaram do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A homenageada com a denominação do Cras Zona Oeste, Regina Célia Gomes de Moraes Micheli nasceu em Marília, em 28 de julho de 1958. Casou-se com Fernando Micheli em 12 de janeiro de 1985, com quem teve a filha Nathália (que compareceu à inauguração). Regina Célia trabalhou como servidora municipal da Prefeitura de Marília, ingressando na carreira em 17 de março de 1988 na Secretaria Municipal da Fazenda. Em agosto desse mesmo ano, passou para a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (atualmente, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Sempre foi uma funcionária pública competente, muito comprometida, dedicada, humilde, carismática, sendo admirada e querida por todos os colegas de trabalho. A servidora faleceu em 16 de dezembro de 2009, aos 51 anos de idade.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Noticia transtorno-do-espectro-autista-tea-ganha-destaque-em-acao-comunitaria-integrada-das
Há 2 dias
Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganha destaque em ação comunitária integrada das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Saúde de Marília