26 FEV 2024
SAÚDE
Estudantes de escola municipal de Marília realizam passeata e entregam panfletos para conscientizar moradores sobre a dengue
Ação faz parte da finalização de uma semana de trabalho contra a dengue na Emef ‘Professora Edméa Braz Rojo Sola’
A Educação Municipal de Marília também intensificou o trabalho contra a dengue, ensinando aos alunos sobre os perigos do Aedes aegypti e como evitar a proliferação do mosquito, transformando as crianças em multiplicadores do saber em suas casas e nas ruas. Na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) ‘Professora Edméa Braz Rojo Sola’, no bairro Somenzari, zona Oeste de Marília, realizaram passeata para conscientizar os moradores do bairro. A atividade externa fez parte da conclusão de um ciclo de atividades ministradas durante a semana com os mais de 430 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Foram realizadas muitas atividades, utilizando música e a confecção de panfletos e cartazes. Tudo o que foi criado agora é transmitido nas casas desses alunos”, contou a diretora da unidade Denise Oliveira Fontes. Dentre essas músicas está ‘Zum Zum Zum Zum Zum’, da cantora infantil Yasmin Veríssimo, que aborda a importância de combater a dengue. “Água parada não vamos deixar. A caixa d'água nós vamos tampar. E as garrafas nós vamos virar”, diz um trecho da canção que foi entoada pelos alunos durante o passeio.

A passeata contou com os alunos do 3º ano dos períodos matutino e vespertino. Em torno de 90 crianças participaram das ações. “Esse é um trabalho que realizamos todos os anos com os alunos e neste ano tem um peso diferente devido ao trabalho intersetorial que a Prefeitura de Marília está realizando”, destacou o secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi.

Moradora da região da escola, Marcicleia González recebeu um dos panfletos confeccionados pelos alunos e entregue durante a passeata. “É muito importante, atraí muita a atenção porque criança é alegria. Eu já tive dengue e é muito ruim. Em casa, a gente não deixa água parada, meu marido limpa tudo”, contou.

Outra pessoa que recebeu o material dos alunos foi o ex-jogador Osmar de Azevedo, o Osmar Cambalhota. “Esse trabalho faz com elas levem esse ensinamento para o resto da vida e vão orientar os pais, que muitas vezes não têm tempo, para manter o quintal limpo”, finalizou o atleta.

Fotos: Marcelo Martin

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024