03 ABR 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília promoverá horário especial em unidades de saúde nesta sexta-feira, dia 5 de abril, para atendimento a pacientes com suspeita de dengue e aplicação de vacinas
Data é ponto facultativo para o serviço público municipal devido às comemorações pelos 95 anos da cidade, celebrado no dia nesta quinta-feira, dia 4
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde promoverão horário especial em três unidades básicas de saúde (UBS) na sexta-feira, dia 5, para atendimento a pacientes com suspeita de dengue e aplicação de vacinas. A data é ponto facultativo para o serviço público municipal devido às comemorações aos 95 anos da cidade, celebrado no dia nesta quinta-feira, dia 4 de abril de 2024.

As UBS que estarão de plantão durante a sexta-feira, das 7 às 17 horas, ficam nos bairros Castelo Branco, Cascata e Vila dos Comerciários (UBS Chico Mendes). Fora deste horário e no fim de semana, os moradores devem procurar o atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento da zona Norte (UPA Norte) ou o Pronto Atendimento da zona Sul (PA Sul). Essas unidades de urgência e emergência funcionam 24 horas por dia.

O atendimento da vacinação atenderá os públicos-alvos das campanhas contra influenza (gripe) e covid-19, além de vacinas de rotina para atualização do esquema vacinal de todos os moradores, como as vacinas contra a poliomielite e a febre amarela.

Aproveitando que muitos moradores estarão em casa durante o feriado prolongado, a Secretaria Municipal da Saúde vai aproveitar os dias 5 e 6 para realizar pacientes acamados em domicílios ou em instituição de longa permanência (ILPI) para aplicar a vacina contra a gripe. Os trabalhadores das ILPI também serão vacinados para reforçar a segurança do ambiente contra o vírus.

Público-alvo covid

Atualmente, o Ministério da Saúde estabelece que o público-alvo é formado por idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Tais grupos devem receber uma dose de reforço com a vacina bivalente a cada seis meses.

Já o restante dos grupos devem retomar a vacina anualmente. Entre esses grupos estão pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas comorbidade, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Público-alvo influenza

O público-alvo é definido por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de Segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024