26 ABR 2024
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde de Marília informa população sobre desabastecimento nacional de vacinas bivalente para covid-19
Ministério da Saúde ressalta que o desabastecimento é Nacional e os estoques vão ser reabastecidos com as novas doses com as últimas cepas aprovadas pela Anvisa
O Ministério da Saúde, órgão do Governo Federal, responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros, justifica a população de Marília o motivo do desabastecimento de vacinas para Covid 19.

Segundo o Ministério da Saúde, os estoques vão ser reabastecidos com as novas doses com as últimas cepas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque, devido a recente recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada no mês de dezembro de 2023, pelo Comitê Técnico Assessor em Covid 19 do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), adotar vacinas atualizadas com as últimas cepas aprovadas pela Anvisa  é muito importante, mas com o atraso nas entregas por parte dos fornecedores e a demora das análises da Anvisa, a distribuição nacional foi prejudicada e atrasou o fornecimento de vacinas para Covid 19 em todo o Brasil.  Assim que os estoques forem restabelecidos, a população será informada por meio de comunicados oficiais emitidos pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Campanha de vacinação contra a gripe

Em Marília, com a chegada da temporada outono-inverno, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado a campanha de vacinação contra a gripe, com aplicação de doses para combater o vírus Influenza.

A enfermeira responsável pelo programa municipal de imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes informa que tem estoque com doses suficientes para imunizar os moradores. "A meta é imunizar 100 mil moradores neste primeiro momento da campanha que visa  diminuir a incidência de doenças por transmissão respiratória", diz a enfermeira responsável pelo estoque de vacinas do Município.

O prefeito Daniel Alonso (PL), reforça que Marília aderiu a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e, segundo ele, as doses estão disponíveis nas 52 unidades da Secretaria Municipal de Saúde. “Temos unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Marília, com atendimento no período das 7 às 17 horas. A unidade de saúde Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, das 17 às 22 horas, o que reforça o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população”, garantiu.

Fique atento e vacine-se!

O público-alvo é definido por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de Segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Vacina contra a dengue

Marília foi incluída pelo Ministério da Saúde na nota técnica que autorizou o envio de doses de vacina contra a dengue. Pelo documento do Governo Federal, serão quase 14 mil doses. A Secretaria Municipal de Saúde de Marília informa que ainda não foram transmitidas datas de recebimento das doses e cronograma para o início de aplicações.

Fotos: Mauro Abreu

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024