06 NOV 2017
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretaria de Assistência Social tem projeto inovador com as pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília vem desenvolvendo um projeto inovador com as pessoas em situação de rua. O projeto Cor&Vida iniciou em agosto no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e vem atraindo cada vez mais adeptos com a coordenação da artista plástica Fernanda Dutra Moro.

O trabalho, desenvolvido em oficinas, ensina a pessoa em situação de rua a transformar o que é tratado como lixo em arte. Eles aprendem como reaproveitar pneus velhos, caixotes e pallets em objetos decorativos e sustentáveis, com o objetivo de permitir a eles uma experiência de ver o resultado dos seus esforços no próprio ambiente de convivência.

Durante as oficinas são desenvolvidas várias técnicas de pintura e elaboração de peças criativas, decorativas e sustentáveis, como: floreiras de pneus, caixotes, paletes e gaiolas.

Além de trazer efeitos terapêuticos e trabalhar a conscientização ambiental, o objetivo do projeto é estimular a convivência social, a participação e a socialização das pessoas que se encontram com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados e em situação de risco pessoal e social.

O Centro Pop é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Oferta, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social.

O Centro Pop representa espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.

Essa unidade também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas, promovendo o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

SECRETARIA

A política da Assistência Social para a população em situação de rua volta-se ao atendimento e acompanhamento especializado, com atividades direcionadas para o fortalecimento de vínculos sociais e/ou familiares, a organização coletiva, mobilização e participação social, assim como a construção de novos projetos de vida. Oferece orientação individual e em grupo, e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

A Secretaria vem intensificando o trabalho social voltado às pessoas em situação de rua no município. Já realizou vários encontros com Ministério Público, Polícia Militar, Saúde, Câmara, Emdurb, movimentos religiosos e sociedade civil para traçar responsabilidades de cada setor, o que recentemente resultou na criação de um comitê intersetorial para tratar do tema.

FUMARES

A Fumares é um serviço de Acolhimento provisório com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem.

A mesma está sendo reestruturada e hoje se encontra com 50 internos e realiza atividades laborais e educativas em parceria com a Unimar com criação de suínos, aves, coelhos e porcos. O convênio está levando para a instituição alunos do curso de Medicina Veterinária e busca, além da sustentabilidade, envolver os internos na aprendizagem, terapia ocupacional e melhorar o abastecimento da instituição.

ABORDAGEM SOCIAL

O serviço de abordagem social é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, garantindo atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

CASA DE PASSAGEM

É um serviço de acolhimento provisório com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem. Destinada a receber no máximo de 50 (cinquenta) pessoas, caracteriza-se pela oferta de acolhimento imediato e emergencial, distingue-se por ter um fluxo mais rápido, uma vez que recebe indivíduos em trânsito.

Fotos: Assessoria PMM

Noticia transtorno-do-espectro-autista-tea-ganha-destaque-em-acao-comunitaria-integrada-das
Há 3 dias
Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganha destaque em ação comunitária integrada das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Saúde de Marília