26 JUN 2017
PARCERIAS
SOLIDARIEDADE: Prefeitura de Marília confirma apoio cultural à campanha contra o câncer infantojuvenil

O prefeito Daniel Alonso e o secretário municipal de Cultura, André Gomes, receberam na tarde desta quinta feira (22) diretores da Santa Casa de Marília e voluntários da campanha McDia Feliz, uma mobilização realizada em Marília desde 2000 visando arrecadar recursos para o combate ao câncer infantojuvenil. A Prefeitura é apoiadora cultural do evento, que já gerou grandes conquistas como construção de uma casa de apoio, reformas e compra de equipamentos para a oncopediatria.

Coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, a campanha reverte à causa todos os recursos arrecadados com a venda do sanduíche Big Mac no último sábado de agosto. Para participar, basta adquirir o tíquete antecipado (R$ 15,50) ou uma camiseta oficial da campanha.

Cada camiseta custa R$ 25 e todo o dinheiro obtido com a venda também é revertido à campanha, uma vez que o investimento para a produção das peças é feito pelas empresas apoiadoras. Dessa forma, em 2016 a campanha arrecadou R$ 216.361,56 para viabilizar a implantação do serviço de psicologia especializada.

A visita à Prefeitura, nesta quinta-feira, teve como objetivo apresentar as informações ao prefeito e ao secretário de Cultura, visando o envolvimento cultural do município. No dia 26, artistas locais e regionais se apresentam voluntariamente durante 12 horas em palco montado na avenida Tiradentes, em frente a um dos restaurantes participantes (em Marília, são duas unidades franqueadas).

O prefeito e o secretário receberam o 1º vice-provedor do hospital, Norival Carneiro Rodrigues; o 2º vice-provedor, Luiz Antônio Orlando; o superintendente, Sérgio Stopato Arruda e a coordenadora da campanha e encarregada da secretaria-geral, Érica Legutcke.

Alonso, que participou no início deste ano da reinauguração do setor de quimioterapia pediátrica da Santa Casa, resultado da campanha, lembrou a relevância da mobilização e do serviço de saúde prestado pelo hospital.

“A Santa Casa de Marília é referência para o SUS para uma região de 62 municípios (área de abrangência da DRS-IX) e desenvolve um trabalho de muita resolutividade na oncologia, salvando muitas vidas. Essa campanha é reconhecida na cidade e merece todo o nosso apoio”, disse.

O encontro definiu que o município incentivará a participação voluntária dos servidores, sobretudo no “Adote”, uma ação interna da campanha McDia Feliz que arrecada tíquetes do sanduíche Big Mac para doação a crianças carentes, atendidas em entidades.

O município oferecerá também apoio institucional para o lançamento da campanha (data à ser definida) e cessão de estrutura para a apresentação dos artistas voluntários, durante a mobilização no dia 26 de agosto, data da troca dos tíquetes pelo sanduíche.

O vice-provedor Norival Carneiro agradeceu a manutenção da parceria e lembrou o reconhecimento e o legado da campanha, ao longo dos anos. Ele agradeceu em nome da Irmandade e dos voluntários engajados no McDia Feliz.

A prefeitura, mostrando sensibilidade à causa, manterá esse importante apoio. A sociedade de Marília e região tem muito a agradecer ao Instituto Ronald, aos voluntários, aos médicos oncologistas, profissionais de enfermagem e a todos que trabalham pela cura do câncer infantojuvenil. Marília faz uma das maiores campanhas do Brasil nessa área e o resultado pode ser visto na vida das crianças e adolescentes atendidos”, disse.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3402-5559, 3402-5555 (ramal 5747) ou pelo site www.santacasamarilia.com.br

Foto: Assessoria PMM João Paulo Santos