13 MAR 2017
AGENDA CULTURAL
Festival Árabe-África movimenta a cidade

De 14 a 26 de março, a cidade de Marília recebe o VIII Festival Sul-Americano de Cultura Árabe-África (SACA).

O evento é uma iniciativa da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes-África (BibliAspa) realizado em Marília com a parceria da Prefeitura Municipal da Cultura por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A atividade conta com o apoio das Universidades UNESP, Unimar, Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania, PET de Relações Internacionais, Centro Acadêmico de Relações Internacionais e escolas de dança Pietra Lincah e Batuque do Pé.

O principal objetivo deste evento é fortalecer o vínculo entre a América do Sul, os Países Árabes e Africanos com base no respeito à diversidade cultural e nos laços históricos, promovendo a cultura da paz por meio da aproximação dos povos, explica Semíramis Nahes, Coordenadora de Comunicação da BibliAspa.

Esse é o maior festival da cultura Árabe-África do mundo e a cidade de Marília não ficou de fora do circuito nacional do evento. Nossa equipe se empenhou em reunir vários segmentos municipais e elaborar, em conjunto com a Bibliaspa, uma ampla programação de debates e atividades artísticas para a população. É um momento também de reflexão política, pois o Brasil é o único país que aceita refugiados no mundo, ao contrário de outros países com políticas austeras e de repressão e, o nosso intuito é fortalecer o vínculo cultural com esses povos através de atividades culturais e de defesa dos direitos humanos”, destaca o Secretário da Cultura, André Gomes.

A programação conta com palestras, exibição de filmes seguidos de comentários, oficina de gastronomia, atividades artísticas na feira livre e no encerramento a apresentação de duas academias de dança no teatro municipal de Marília. Todas as atividades tem entrada gratuita (confira a programação na íntegra no Blog da Cultura).

Para mais informações sobre a programação, os interessados podem consultar o blog culturamarilia. blogspot.com ou no facebook.com/SecretariaMunicipaldaCulturadeMarília  e pelo telefone 14-3402-6600.

PROGRAMAÇÃO EM MARÍLIA

14 de março (TERÇA-FEIRA):

Exibição de Filme e Debate

Horário: 14h e às 16h

Filme: Flor do Deserto

Bairro: Mirante-Campus Universitário.

NOITE:

Abertura: Com a organização e apoiadores

Mesa: “Experiência e contexto histórico da cultura árabe”

Bairro: Campus Universitário.

Horário: 19:30h

Abertura da Exposição Internacional

15 de março (QUARTA-FEIRA):

NOITE:

Mesa Redonda: “Política Externa Brasileira para os países Árabes”

Profº Dr Marcelo Fernandes e Dr Feres Abrão

Local: UNESP MARILIA

Av. Hygino Muzzi Filho, 737-sala 64

Bairro: Campus Universitário.

Horário: 19:30h

16 de março (QUINTA-FEIRA):

Exibição de Filme e Debate

Filme: Os Cavalos de Deus

Horário: 14h e às 16h

Bairro: Mirante-Campus Universitário

23 de março (QUINTA-FEIRA):

Oficina de gastronomia Árabe e Introdução com roda de conversa

Local: UNIMAR- Bloco Nutrição

Endereço: Laboratório de Gastronomia do Curso de Nutrição

Av. Hygino Muzzi Filho, 1001 – Campus- Bloco 05

(25 vagas) > Inscrições: aguardem informações

Exposição permanente:

16 a 30 de março

Exposição dos artistas da BIBLIASPA

(Biblioteca Centro de Pesquisa America do Sul países Àrabes-África)

Locais: Galeria do Teatro Municipal “Ramis Pedro”, Biblioteca Municipal,

26 de março – (DOMINGO):

MANHÃ:

Apresentação Cultural Escola de dança Pietra Lincah de dança do ventre

Local: Feira de Domingo- Centro/Av- Sampaio Vidal

Fechamento do Festival VIII Festival Sul Americana Cultura Árabe/ África

Local: Teatro Municipal- Av. Rio Branco, s/n – Centro-Marilia.

Horário: 19h30min

Espetáculo com a Escola de dança Pietra Lincah de dança do ventre e Percussionista, DERBAKISTA Paulo Nagô.

Escola de Sapateado Batuke do Pé com a Homenagem aos 100 anos do samba

Entrada: Material Escolar- doação para BIBLIASPA

Homenagens a descentes árabes e ao artista “Ramis Pedro”

Realização:

– BIBLIASPA

– Secretaria Municipal da Cultura de Marília.

Apoio:

– Representantes da Sociedade Árabe/Palestina de Marília

– Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Viera de Mello” (CARI – Unesp Marília)

– Programa de Educação Tutorial de Relações Internacionais da Unesp Marília (PET RI)

– Escola de Dança Pietra Lincah

– Escola de Sapateado BatukedoPé

– Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília

– Unimar Universidade de Marília

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
17 ABR 2024 - 11h30
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios
Noticia secretaria-municipal-da-cultura-de-marilia-exibe-durval-discos-nesta-quinta-feira-dia