19 FEV 2016
SECRETARIAS
Prefeitura promove, nesta sexta-feira, novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Marília – por meio das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação – promove nesta sexta-feira (19), novas ações de conscientização dos moradores da cidade para a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Às 8 horas, na EMEI Meu Anjo, no bairro São Miguel, haverá uma reunião dos profissionais da saúde com os pais de alunos para apresentar orientações sobre a erradicação eficaz do Aedes Aegypti.

Já na Emefei Chico Xavier, na zona Oeste da cidade, às 10 horas, será realizada uma grande mobilização social – com passeata, faixas, panfletagem e a utilização de carro de som – para alertar os moradores do bairro sobre o perigo da presença do mosquito. O evento, que também ocorrerá no período da tarde (às 15 horas), contará com a participação dos alunos, professores e dos pais e familiares dos discentes.

No distrito de Rosália, às 9 horas, também está agendada uma ação de conscientização com o apoio dos profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF), da rede de ensino e da Associação dos Moradores. O objetivo é aumentar o número de voluntários e eliminar eventuais criadouros do Aedes Aegypti.

“Vamos dar continuidade ao trabalho que estamos realizando há muito tempo contra o mosquito Aedes Aegypti, como ações educativas, passeatas e cartinhas aos pais. O objetivo é envolver a comunidade mariliense nas ações de combate ao mosquito”, destacou Fátima Gatti, secretária municipal da Educação.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi, estas ações são muito importantes neste momento, especialmente porque o município está em alerta máximo contra o Aedes.  “É fundamental o envolvimento da população nestas mobilizações, já que 80% dos focos estão nas residências e com o período intenso de chuvas e a circulação das pessoas, o risco de infestação aumenta ainda mais”, ressaltou Bigeschi.

Cemitério da Saudade – As equipes do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde realizaram nesta quinta-feira (18), uma vistoria técnica no Cemitério da Saudade para identificação e eliminação de criadouros do mosquito.

“O cemitério municipal é cadastrado na lista de ponto estratégico e, mensalmente, as nossas equipes vistoriam o local para erradicar o mosquito. Durante as ações, os agentes de saúde têm encontrado com frequência vasos com água no cemitério. Por isso, o monitoramento do local é muito importante para o controle do Aedes”, finalizou Bigeschi.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz