24 JUN 2013
PARCERIAS
Prefeitura e Tauste. Parceria em prol da Casa do Caminho

A Associação Casa do Caminho inaugurou no último sábado (22), a nova ala composta por quatro quartos com 16 leitos construída pelo grupo Tauste e o muro da entidade executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Marília. As obras tiveram início em 2011. Com a nova ala, a entidade assistencial terá condições de ampliar o atendimento em cerca de 30% e  garantir mais segurança aos moradores.

Atualmente a Casa do Caminho atende 55 idosos, entre homens e mulheres. Segundo a presidente da instituição, Marisa Castro, num primeiro momento a nova ala será utilizada pelos idosos que moram na entidade, enquanto os quartos mais antigos estiverem passando por reforma. Posteriormente, irá possibilitar a entrada de novos moradores. “A fila de espera é grande, cerca de 50 homens e 45 mulheres”, disse.

De acordo com ela, essas parcerias com a empresa privada e com o poder público são fundamentais para a sobrevivência da casa. “Sem elas, a gente não vive. Só temos que agradecer ao Tauste que entrou com o recurso e a Prefeitura que nos cedeu toda a mão de obra”, ressaltou.

Representando o grupo Tauste, o coordenador do programa Ação Social do Tauste, Guilherme Cunha, explicou que as obras foram executadas com a receita arrecadada durante a campanha “Panetone Solidário”, com a parceria da Prefeitura. “Esse programa veio reforçar ainda mais o lema do Tauste e do programa social de que “juntos podemos mudar uma história”. Ao longo dos últimos sete anos, muitas histórias de vida foram melhoradas. Essa parceria com a Prefeitura foi fundamental para que pudéssemos executar a obra”, frisou.

Presente à inauguração o prefeito Vinícius Camarinha destacou a importância das parcerias entre o Poder Público, empresas privadas e instituições que cuidam das pessoas que mais precisam. “A população está envelhecendo, e queremos que envelheça com qualidade de vida. Hoje 13% da população de Marília são de idosos, um público que merece toda a nossa atenção. Além da Casa do Caminho, iremos colaborar para que a Mansão Ismael e o Lar São Vicente de Paula também tenham condições de melhorar o atendimento a seus idosos”, disse.

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de mais duas unidades do Centro Dia, uma na zona sul e outra na zona norte da cidade, com espaço de acolhimento para idosos durante o dia e retorno à noite para o convívio familiar.

A inauguração da nova ala do asilo Casa do Caminho foi prestigiada por amigos, voluntários e empresários de Marília, que destacaram a importância da parceria em prol da entidade assistencial.

Presente ao evento o reitor da Universidade de Marília (Unimar), Márcio Mesquita Serva ressaltou a iniciativa do Tauste e a parceria da Prefeitura no atendimento à entidades assistenciais. “Esse é um bom exemplo de que os empresários e o poder público estão se unindo para atender a comunidade mais carente, que muitas vezes são esquecidas por questões políticas”, salientou.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Eduardo Nardi é de fundamental importância que se estabeleçam essas parcerias. “Ninguém faz nada sozinho, e essas parcerias com empresas que têm a preocupação social é muito importante para contribuir com a melhoria no atendimento dos mais vulneráveis”, afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social, Hélio Benetti, enfatizou que a parceria reforça o pensamento da atual administração de que “juntos somos mais e podemos mais”. “A nova ala e  muro construídos através dessa parceria vai garantir mais qualidade de vida e melhoria no atendimento dos assistidos. Essa é uma obra que nos leva a agradecer a todos que se empenharam para transformar essa obra em realidade”, destacou.

Fotos Mauro Abreu