29 SET 2014
“Recital Palavras Soltas” acontece quarta-feira no Cão Pererê

Acontece neste dia 01 de outubro, quarta-feira, a partir das 19h30, o primeiro “Recital Palavras Soltas”, no Cão Pererê, espaço alternativo de cultura. O recital será apresentado pela escritora, musicista, ativista cultural e estudante de Direito, Daiane Portela, que preparou um evento com muita poesia, música e outras atrações culturais. O evento tem o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e a entrada é gratuita.

A apresentadora pretende que o evento se torne fixo, que atenda o público da cidade e se torne alternativa cultural, e que no futuro possa ter incentivo e reconhecimento de todas as esferas do governo.

A dinâmica do evento será esta: a partir da exibição de alguns vídeos alusivos a fatos literários, escritores, obras, cotidiano e política, Daiane pretende estabelecer diálogo com o público, e provocar reflexão de postura crítica. “Porque quem escreve deve estabelecer como realidade ser protagonista da história e não um mero observador, pois o escritor tem mais sensibilidade aos fatos e não pode se calar, deve tomar as rédeas de sua vida e fazer de sua obra um veículo de mensagem e esclarecimento aos leitores”, disse.

Haverá também o pré-lançamento do novo livro do escritor e jornalista mariliense Ramon Franco, o romance policial “A próxima colombina”. Ramon é jornalista formado pela Universidade de Marília (Unimar) e arte-educador. Conquistou prêmios literários nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre eles o 3º lugar no V Concurso Municipal de Contos Prêmio Prefeitura de Niterói (2007); menção honrosa no concurso de contos, Tragédias Cariocas Hoje, da editora Nova Fronteira (2007) e um dos finalistas estaduais do Mapa Cultural Paulista (2009-2010), organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Recebeu menção honrosa no Mapa Cultural Paulista fase regional na modalidade crônica; menção honrosa para o conto ‘O senhor dos malditos’;  no concurso ‘Tragédias Cariocas Hoje’, promovido pela editora Nova Fronteira e site Nelson Rodrigues, ambos com sede no Rio de Janeiro; 3º lugar no V Concurso Municipal de Contos ‘Prêmio Prefeitura de Niterói’, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, com o conto ‘Era de cubano’ (o texto foi publicado na coletânea do concurso, editada pela Niterói Livros).

Outra atração será a mensagem do mariliense Sergio Ricardo, radicado no Rio de Janeiro, um artista múltiplo, poeta, pianista, cantor, ator, compositor, cineasta e artista plástico, internacionalmente conhecido como um dos compositores da Bossa Nova surgido nos anos 60 no Rio de Janeiro, sendo inclusive amigo do grande João Gilberto, criador deste movimento. Pianista, substituto de Tom Jobim, trabalhou diretamente com Glauber Rocha, onde fez a trilha sonora de um dos filmes mais famosos do cineasta, “Deus e o diabo na terra do sol”, além de ter criado outras inúmeras obras-primas, hoje integrantes da rica cultura brasileira.

Sérgio falará via Skype, em especial sobre sua relação com a cidade de Marília, sobre a imigração de sua família de libaneses composta de músicos e comerciantes e outros assuntos.  Formado no Conservatório Carlos Gomes, Sérgio também escritor, lançou uma única obra poética em sua carreira, o livro de poesias “Elo:Ela”.

Ao final quem quiser expressar-se declamando seus poemas, cantando, ou até mesmo apresentando números artísticos, haverá Microfone Aberto. A apresentadora incentiva os interessados a levarem seus poemas, textos, músicas e que possam liberar o artista que existe dentro de cada um. “Todos serão ouvidos, de alma e coração abertos”, disse Daiane.

O Cão Pererê fica na Avenida Alcides Lajes Magalhães, 38.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024