02 OUT 2013
Associação de Agricultores Familiares inaugura sede no Ceasa

Realizada nesta terça-feira, no Ceasa em área cedida pelo entreposto, a inauguração da sede da Abacem (Associação do Bairro Centro Mesquita), popularmente conhecida como Associação dos Agricultores Familiares de Marília.  O evento marcou ainda o início do fornecimento de produtos hortifrutis para a merenda escolar do município.

Segundo destacou o presidente da Abacem, José Aparecido Pereira, conhecido como Maradona, atualmente, a Associação conta com 30 integrantes. No entanto, mais de 50 agricultores de Marília e microregião já mostraram interesse em se tornar associados.  “A partir de hoje, tenho certeza, que o crescimento será constante”, afirmou.

Junto com a inauguração teve o início do fornecimento de hortifrutis para a merenda escolar do município, meta do prefeito Vinícius Camarinha, que visa fortalecer a agricultura familiar e ao mesmo tempo baratear o custo da alimentação fornecida às escolas da rede municipal de ensino com a melhoria da qualidade, eliminando-se os intermediários.

Inicialmente vão ser comercializados 10 produtos: alface, abóbora cabotiã, abobrinha, batata doce, beterraba, cheiro verde, cenoura, chuchu, couve e mandioca. Para 2014, o objetivo é o aumento gradativo da produção.

Presente ao evento o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Takao Shintaku, classificou como uma vitória para o setor agrícola de Marília a inauguração da sede e o repasse dos alimentos para a merenda escolar.  “Depois de reativarmos a associação, superando todo o processo burocrático, agora o órgão só tende a crescer. Todos vão ganhar”, comentou.

Já a Secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, também presente a inauguração lembrou que os produtos da agricultura familiar têm uma qualidade muito superior aos industrializados, seguindo-se a orientação das nutricionistas. “Estamos muito felizes. Inicialmente 27 escolas serão beneficiadas com os hortifrutis  num investimento de R$ 165 mil para 12 mil alunos. No ano que vem a entrega vai aumentar por parte dos agricultores” explicou.

Segundo destacou a diretora da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Maria de Fátima Caetano Prado, a agricultura familiar representa hoje 70% da produção agrícola de Marília.

Para o gerente do Ceasa de Marília, Odracir Capponi, o empenho do prefeito Vinícius para essa vitória e o esforço do Sebrae, Cati e da Secretaria Estadual da Agricultura foram imprescindíveis para a organização de um setor tão significativo. “Marília tem um cinturão verde de produção de hortaliças e frutas muito forte para o abastecimento de vários setores. O município apresenta cerca de 600 produtores, sendo 200 ligados à agricultura familiar.  Se fixando no campo, o empresário rural,  vai representar qualidade de vida para todos”, concluiu.

O vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, lembrou que o apoio ao segmento rural foi promessa de campanha do prefeito Vinícius e que a inauguração da sede a venda garantida, destinada a merenda escolar é um importante passo na valorização do setor agrícola.

O vereador Silvio Harada destacou que o dia 1º de outubro de 2013 é uma data história para o setor agrícola de Marília. “Os pequenos produtores agora terão uma base de mercado. A Prefeitura adquirindo a produção vai incentivar o setor. A merenda terá produtos de qualidade, a preços menores para o município, sem o intermediário”, concluiu Harada.

Diogo Shinohara, agricultor familiar, lembrou que grande parte dos hortifrutis consumidos em Marília são trazidos de outras regiões, uma realidade que deve começar a mudar a partir de agora. “Estamos iniciando hoje um novo planejamento, com incentivo para a agricultura familiar”, disse.

O prefeito Vinícius Camarinha desde o início de sua gestão tem elogiado lideranças do setor agrícola pelo resultado. “Queremos a valorização dos produtores de Marília e a eliminação dos intermediários. Só temos que parabenizar os pequenos produtores pelo empenho de todos na reativação da associação dos Agricultores Familiares e pela produção voltada à merenda de nossas crianças”, destacou Vinícius.

Também acompanharam a solenidade os secretários Leonardo Mascarim (Meio Ambiente), Sérgio Moretti (Fazenda), Ivan Evangelista Junior (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Avelino Santos Modelli (Serviços Urbanos), além dos vereadores José Expedito Capacete e Samuel da Farmácia.

Foto Wilson Ruiz