22 NOV 2018
Conferência Municipal de Saúde terá abertura nesta sexta-feira

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, Marília promove nesta sexta e sábado (23 e 24) a décima edição da Conferência Municipal da Saúde. O evento é aberto a toda a população e acontece no Univem, com abertura solene às 19h.

Para favorecer o acesso da população, a Prefeitura de Marília disponibilizou ônibus gratuito, mediante inscrição prévia nas unidades de Saúde. Evento quer presença de usuários do SUS, profissionais e gestores de saúde, representantes de entidades e associações em geral.

Os participantes aperfeiçoarão as cerca de 100 propostas para melhoria da saúde, que foram extraídas da Pré-Conferência realizada em outubro. O encontro preparatório reuniu 187 pessoas, que discutiram os principais problemas vivenciados em todas as regiões da cidade.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a Conferência deste ano é ainda mais especial. São 30 anos de SUS e de Constituição Federal.

“Antes de 1988 os brasileiros se dividiam entre os que podiam pagar pelo serviço de saúde, os trabalhadores com direito a acesso a sistemas de saúde e os indigentes, acolhidos pela caridade e a misericórdia. Certamente uma política de exclusão incompatível com os anseios de uma nação que busca justiça social e equidade”, explica a gestora.

O presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde), Gilberto Martins, lembra que o usuário é o grande protagonista da Conferência. “Não é difícil visualizar os problemas no SUS, mas precisamos potencializar as soluções e melhorar esse sistema, ao invés de apenas criticar. Queremos a população lá, para essa discussão”, disse Martins.

Para o prefeito Daniel Alonso, o município tem assumido todas as suas responsabilidades para que o direito fundamental à Saúde seja respeitado. “Com a colaboração da sociedade civil organizada, por meio do Comus e de inúmeras entidades/instituições, temos melhorado a Saúde a cada dia”, afirmou Daniel Alonso.

SERVIÇO

A expectativa, em todo o país é que os governos cumpram a legislação e considerem os relatórios das conferências para elaborar as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

Para participar basta comparecer e fazer a inscrição no local. A abertura da Conferência será às 19h de sexta-feira (23), no auditório Aniz Badra (Univem), com entrada pela lateral (rua Adão Stropa).

No sábado (24), a programação começa às 8h. Haverá transporte gratuito fornecido pela Prefeitura, saindo de várias regiões da cidade para usuários que procurarem as USFs e UBSs com antecedência.

Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde do município ou pelo telefone (14) 3402-6500.

Foto: Júlio César de Carlis