09 JAN 2024
SAÚDE
Rede básica de Saúde de Marília segue em campanha para aplicar 2ª reforço da vacina bivalente contra covid-19
Lançada no fim do ano passado, apenas 567 procuraram a vacina para se proteger contra as novas variantes da doença: 44 mil foram indicadas para a imunização
A Campanha Nacional de Aplicação da Segunda Dose de Reforço da Vacina Bivalente contra a covid-19, iniciada no fim do ano passado pela Prefeitura Municipal de Marília, por meio do Programa Municipal de Imunização (Sala de Vacina) da Secretaria Municipal da Saúde, conseguiu atrair apenas 567 pessoas, de um total de 44 mil que foram indicadas para receber a imunização complementar. O Ministério da Saúde recomenda o reforço contra as novas variantes da doença para quem tem 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham se vacinado há mais de seis meses.

A aplicação do reforço é uma estratégia preventiva após a identificação de duas novas sublinhagens (a JN.1 e a JG.3) de uma variante do coronavírus no Brasil.
Para aquelas pessoas que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, segue a mesma recomendação: recomendada para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose.

Para demais idades, permanecem as orientações da vacina disponível para toda a população elegível acima de 6 meses de idade, conforme o Informe Técnico Operacional de Vacinação contra Covid-19.

Adultos de grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua, devem aplicar anualmente uma nova dose da vacina.

Para tomar a vacina contra a Covid basta comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência. Existem 52 unidades de saúde no município, das 7h às 17h, e uma Unidade Noturna ou Melhor Horário (Nova Marília), das 17h às 22h.