22 JAN 2024
SAÚDE
Programa Melhor Horário da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, com atendimento noturno na UBS Nova Marília, atende 19.437 pessoas no ano de 2023
Inovação idealizada em 2022 pelo médico Dr. Sérgio Antonio Nechar, quando então secretário municipal da Saúde, completa um ano nesta terça, 23 de janeiro. Projeto foi elogiado pelo Governo do Estado de São Paulo
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde comemoram o êxito de uma nova política pública em saúde implantada no Município que está completando um ano de atividades nesta terça-feira, dia 23 de janeiro. É o programa ‘Melhor Horário para o Trabalhador’, que instituiu pela primeira vez na cidade a oferta de atendimento noturno da população em Atenção Primária à Saúde, com uma unidade de saúde funcionando das 17h às 22 horas.

O município já oferece 52 unidades de saúde distribuídas em todas as regiões da cidade, com atendimento das 7h às 17h, além de duas unidades de emergência (UPA e PA) e os centros de especialidades (SAE, CAPS adulto e infantil). Em 2022 o então secretário municipal da Saúde, o médico Dr. Sérgio Antonio Nechar, o Dr Nechar, com seu colega e até então secretário-adjunto, o médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, apresentaram ao prefeito Daniel Alonso uma alternativa inovadora para se ampliar a oferta e cobertura mais humanizada da Atenção Primária à Saúde (primeiro dos três níveis de atenção em saúde, quando ocorre primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida).

Inovação

Na ocasião, eles detectaram que havia uma demanda reprimida de atendimento ao trabalhador nas unidades de saúde, que muitas vezes era absorvida de forma irregular pelas duas emergências que funcionam 24 horas em Marília. O projeto foi aprovado e a Prefeitura conseguiu recursos para a abertura de uma unidade noturna (o projeto inicial propunha três outras unidades, que ainda estão dentro do plano de expansão de investimentos nesta área, mas com data a ser definida para avançar).
A primeira unidade do programa Melhor Horário foi instalada nas dependências da UBS Nova Marília, na avenida Mem de Sá, nº 360, na zona Sul, e inaugurada em janeiro de 2023. O então secretário da Saúde Dr Nechar participou deste grande momento, mas logo em seguida foi convocado para assumir a função de vereador, em cargo deixado vago após o falecimento do parlamentar Ivan Negrão, do PSB. Em contrapartida, o amigo, ex-aluno e médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, deixou a função de adjunto e assumiu o lugar de Dr Nechar o cargo de secretário da Saúde, dando continuidade à humanização e readequação do atendimento à saúde do Município.

O êxito desta iniciativa, reflexo do retorno de decisões técnicas no gerenciamento da pasta, resultou no atendimento direto de 19.437 pessoas ao longo de 2023, vindo de todas as partes da cidade, para receber atenção primária no período noturno. Segundo observou a enfermeira responsável pela unidade noturna ‘Melhor Horário’, Carolline Matias, pacientes de toda a cidade procuraram a unidade à noite, com maior volume de pacientes vindos de regiões como Planalto, Costa e Silva, CDHU/São Bento, Vila Hípica, Maracá e Vida Nova Maracá, Chico Mendes, além dos usuários da própria área da UBS Nova Marília.

Também de outras unidades mas em menor número. “A maior procura por atendimento de pediatria foi de 0 a 4 anos e de clínica médica entre 20 e 49 anos, sendo a maior procura pelo sexo feminino” descreveu.

Êxito em números

Foram realizadas 6.019 consultas de enfermagem, a grande maioria sem agendamento (apenas 219 por agendamento), que resultou, por exemplo, na coleta de 216 exames de papanicolau. O balanço do ano de 2023 também identificou 5.800 consultas médicas, com apenas 1.668 agendadas. Destas consultas, foi detectada a necessidade de 98 encaminhamentos para emergência, 1201 encaminhamentos para especialidades e 9.548 solicitações de exames laboratoriais para avanço nos diagnósticos e tratamento.

A unidade noturna ainda atendeu por meio da equipe de enfermagem (técnicos de enfermagem) 1.534 que foram receber vacinação e 7.465 pacientes que receberam procedimentos como administração de medicamentos, curativos, aferição de pressão arterial, dextro, pós consulta, orientação de recepção, entre outros.
“A oferta de atendimento em unidade de saúde no período noturno foi muito bem aceito pela população e é um êxito em Saúde Pública, elogiado inclusive pelo governo do Estado, por propor alternativas inteligentes para readequar a estrutura de atendimento às necessidades dos pacientes”, declarou o secretário da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

“É um orgulho ter participado deste projeto e iniciativa, que teve total apoio do prefeito Daniel Alonso e que vem otimizando a forma de se fazer saúde no município, humanizando e se preocupando com as necessidades da população”, afirmou o ex-secretário municipal da Saúde, Dr. Nechar, atualmente vereador na Câmara Municipal de Marília.

Para o prefeito Daniel Alonso, promover saúde pública é enfrentar um desafio constante entre oferta e demanda, entre prevenção e combate direto, nas mais diversas frentes de defesa da saúde da população. “Lutamos diariamente e trabalhamos sempre empenhados em manter a Saúde de toda a população. Recentemente Marília foi eleita entre as melhores cidades para se envelhecer no Brasil e evoluímos no índice de Saúde avaliado pelo Tribunal de Contas, com a nota B. São reflexos da seriedade e do trabalho contínuo de toda a rede”, concluiu o prefeito.